terça-feira, 27 de agosto de 2013

Vereador será investigado por pedofilia em Marília (SP)

Reprodução/Câmara Municipal de Marília

A Delegacia Seccional de Marília (435 km de São Paulo) abriu inquérito para investigar o suposto envolvimento de um vereador da cidade com pedofilia.
Em um vídeo entregue no 4º Distrito Policial da cidade, na última sexta-feira (23), o vereador João Paulo Salles (PSD), conhecido na cidade como "Palhaço Choquito", aparece mantendo relações sexuais com duas meninas menores de idade, uma de 14 anos e outra de 17. Antes de se tornar vereador, João Paulo trabalhava como palhaço animando festas infantis.
No mesmo dia, munidos de um mandado de busca e apreensão, os policiais recolheram os computadores que ficavam na casa e no gabinete do parlamentar. Os equipamentos foram apreendidos e encaminhados para perícia. Por se tratar de uma pessoa que ocupa um cargo público, o caso foi assumido pela Delegacia Seccional.
De acordo com o delegado seccional Luis Fernando Quinteiro, o vereador não tem foro privilegiado, mas, por enquanto, não foi emitido mandado de prisão. "Será instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias e a participação das meninas, que já foram identificadas", informou Quinteiro.
"Queremos saber se foi algo espontâneo ou forçado. De qualquer maneira, pelas imagens que temos, já temos configurado o crime capitulado no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é produzir ou distribuir material de sexo explícito", disse o delegadao. A pena para o crime é de quatro a oito anos de reclusão.
As duas jovens e os pais devem ser ouvidos nesta terça-feira à tarde pelo delegado seccional. Quinteiro aguarda o resultado da perícia nos computadores que pertencem ao vereador, e caso imagens de sexo envolvendo menores de 18 anos forem encontradas, Palhaço Choquito poderá ser indiciado também pelo crime de pedofilia.

Legislativo

O presidente da Câmara de Vereadores de Marília. Luis Eduardo Nardi (PR). afirma que o fato é constrangedor. Mas garantiu que nenhuma medida será tomada até que a participação do vereador seja comprovada pela polícia. "Não faremos julgamento antecipado, vamos aguardar, caso seja necessário tomar alguma medida, ela será baseada no regimento interno da Casa", afirmou. 
João Paulo Salles é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e membro de outras comissões no Legislativo (Saúde e Assistência Social ) . Vereador pela primeira vez, ele foi eleito com 1.407 votos. Em 2012, em plena campanha eleitoral, Choquito perdeu a esposa, Jéssica Alves Moreira, 21 anos, que se feriu gravemente após uma panela de pressão explodir na loja de doces onde a jovem trabalhava.


Suicídio

Familiares e assessores do vereador se esforçaram durante todo dia para abafar os boatos de que o vereador havia atentado contra a própria vida quando soube da ação policial em sua casa e gabinete político.
Na madrugada do último sábado ele ingeriu medicamentos e precisou passar por lavagem estomacal no Hospital das Clínicas.  De acordo com os assessores, o vereador se encontra no momento internado no hospital São Francisco com um quadro profundo de depressão e nega qualquer envolvimento no vídeo citado.
Choquito não participou da sessão da Câmara realizada nesta segunda-feira. Os outros 12 vereadores evitaram dar declarações sobre o fato. Ele segue internado e não fala. Depois da tentativa de suícidio, o vereador entrou em depressão, não atende a celular e apenas nega, pela assessoria de gabinete, qualquer participação no vídeo.


Outro lado

O vereador assumiu ter feito sexo com duas mulheres em datas diferentes há cerca de seis meses e que também filmou o encontro. Mas Choquito disse que não divulgou nem mostrou o vídeo para outras pessoas. Segundo ele,  as mulheres aparentavam não ser menores.
"Ninguém pede RG da parceira antes de ir pra cama. Ficar com duas mulheres é do homem, é uma necessidade, uma afirmação", declarou ao UOL, por telefone. O vereador disse acreditar que sua casa foi invadida, e as imagens contidas no DVD entregue à Polícia Civil furtadas do seu computador pessoal.
Para ele, o HD externo, levado para a perícia, teve fotos de mulheres nuas introduzidas nele. "Sei quem fez isso, trata-se de um ex-vereador que quer me ver fora da Câmara."


Gafes na tribuna

Em apenas oito meses de mandato, João Paulo Salles protagonizou dois episódios pitorescos na tribuna da Câmara. No primeiro, ao se manifestar sobre a greve dos servidores públicos municipais o parlamentar se posicionou a favor do movimento, desde que a paralisação acontecesse "fora do horário de trabalho".
O vídeo foi destaque do programa CQC da rede Bandeirantes no dia 1º de julho dentro do quadro Top Five, que lista semanalmente as grandes gafes. Já no segundo episódio, Choquito causou risos entre os vereadores ao defender o trabalho dos apicultores do município chamando-os de "abelhicultores".

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.