quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Volta a nevar em algumas cidades de Santa Catarina

Volta a nevar em algumas cidades de Santa Catarina; Veja

A Epagri/Ciran confirmou a queda de neve em cinco cidades de Santa Catarina nesta quarta-feira (14): Água Doce, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim. Em São Joaquim, na Serra, o fenômeno foi registrado por cinco minutos nesta manhã.

A neve começou a cair por volta de 7h17 da manhã e segundo o meteorologista Leandro Puchalski, segue a previsão de queda para o decorrer do dia entre as regiões da Serra, Meio-Oeste e Oeste, nas cidades mais altas do estado. "É importante destacar que os dados atualizados da madrugada indicam que em algumas cidades a neve poderá até acumular", explica.

Em Urubici, também na Serra, a neve caiu em cinco localidades do município. No Morro da Igreja, um dos pontos mais altos do estado e situado na divisa com Bom Jardim da Serra, a neve foi registrada ainda durante a madrugada.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Urubici, muitos turistas foram até o local para ver e  o fenômeno. No amanhecer desta quarta (14), a sensação térmica  chegou a -13ºC em São Joaquim. Na cidade da Grande Florianópolis, Rancho Queimado, a sensação ficou em -12°C.

Neve histórica em Santa Catarina

O fenômeno da queda de neve desta manhã é o segundo registrado em Santa Catarina no Inverno de 2013. Entre os dias 22 e 25 de julho, 113 municípios registraram a neve, segundo dados da Epagri/Ciram. Municípios do Oeste, da Serra, do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estavam na lista.

O meteorologista Marcelo Martins disse que o fenômeno pode ser considerado histórico pela espacialidade e abrangência. A região do Morro do Cambirela, situada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, amanheceu coberta de neve no dia 23 de julho. Muitas cidades do estado não registravam a ocorrência de neve há muitos invernos. No Vale do Itajaí, por exemplo, o fenômeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, a última neve registrada foi em 1984.

* Márcio Melo via Folha do Sertão/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.