sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Água radioativa que vazou de tanque de Fukushima pode ter chegado ao mar

Água radioativa que vazou de tanque de Fukushima pode ter chegado ao mar

Tóquio, 13 set (EFE).- A operadora da usina nuclear de Fukushima informou que detectou alta radiação em um desaguamento que vai parar no mar junto à central nuclear, o que aponta para que a água radioativa que vazou recentemente de um tanque pode ter chegado ao Oceano Pacífico.

Os técnicos da central detectaram 220 becquerels por litro de substâncias radioativas em mostras tomadas esta quarta-feira passada em um dos poços, situada cerca de 150 metros do oceano, deste sistema de desaguamento.
O nível de radiação de estrôncio, césio e outras substâncias que emitem raios beta era 12 vezes superior às mostras tomadas nesse mesmo ponto somente um dia antes, segundo a agência 'Kyodo'.
Um grupo de operários está trabalhando vários dias em uma parte superior desse leito para evitar que a água tóxica que vazou em agosto de um tanque de armazenamento alcance o mar.
No entanto, acredita-se que a água finalmente vazou através de sacos de areia absorvente colocados como uma barreira.
O mencionado tanque, usado para guardar a água usada para esfriar os reatores, perdeu cerca de 300 toneladas de líquido altamente radioativo.
Os operários da Tokyo Electric Power (Tepco) inspecionam agora os níveis de radiação no desaguamento e na saída para o mar para averiguar como a água que vazou pode ter se espalhado.
Por enquanto, a Tepco assegura que não detectou níveis de radiação anormais na água do mar, a partir de mostras tomadas a cerca de 100 metros da boca de drenagem.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.