sábado, 21 de setembro de 2013

Chuvas deixam 460 famílias desabrigadas em Santa Catarina

Morador passa por área alagada na cidade de Rio do Sul; veja esta e mais imagens do dia
As fortes chuvas que atingem o Estado de Santa Catarina desde a noite de quinta-feira (18) deixaram 460 famílias desabrigadas e provocaram alagamentos em 19 cidades, a maioria delas nas regiões baixas às margens do rio Itajaí-Açu. A previsão é de mais chuvas.

Em Rio do Sul (188 km de Florianópolis), cerca de mil pessoas (de 360 famílias) foram levadas pela Defesa Civil para oito abrigos. Em Bom Retiro (na Grande Florianópolis), 100 famílias foram relocadas.
Segundo o serviço estadual de meteorologia, a previsão é de mais chuvas durante todo o final de semana.
Ainda em Rio do Sul, o Itajaí-Açu subiu quase oito metros acima de seu leito ao meio-dia deste sábado. A chuva continua nas cabeceiras. Há risco de transbordamento.
Em Bom Retiro (na Grande Florianópolis), cerca de 100 famílias foram retiradas de suas casas pelo avanço das águas. 
Em Blumenau (120 km de Florianópolis), os comerciantes mais cautelosos cujos negócios estão nas áreas ribeirinhas (inclusive no centro da cidade, que é cortada pelo Itajaí-Açu) estão subindo mercadorias para andares mais altos. A cidade tem um histórico de enxurradas de água e lama quando o rio enche muito nas cabeceiras.
A Defesa Civil já ordenou o fechamento de quatro de sete represas existentes nas regiões mais altas, para conter a vazão no leito do rio e suavizar o possível impacto de uma cheia.
Na madrugada deste sábado, choveu granizo no Oeste, atingindo 1.150 casas, com estragos de pequena monta. Estradas vicinais foram muito castigadas. Pela manhã, a BR-282 foi interditada nos dois sentidos, no KM 136, próximo a Bom Retiro.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas fortes já causaram prejuízos (ainda não calculados) em Bom Retiro, Tubarão, Itajaí, Rio do Sul, Alfredo Wagner, São José dos Cedros, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Serra Alta, Herval do Oeste, Curitibanos, Lages, Joinville, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Biguaçu.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.