segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DEPOIS NO FIASCO NA COPA AMÉRICA, BRASIL LUTA COM PAÍSES EUROPEUS POR VAGA NO MUNDIAL DE BASQUETE

Arthur basquete Brasil Jamaica (Foto: EFE)
Depois do vexame da seleção brasileira masculina de basquete na Copa América de Caracas, na Venezuela, o Campeonato Europeu passou a ter uma importância muito maior para o Brasil. Não pelo título incontestável da França neste domingo. Mas principalmente porque os países eliminados no torneio da Eslovênia passam a ser concorrentes dos brasileiros na disputa pelos quatro convites distribuídos pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para o Mundial da Espanha, entre 30 de agosto e 14 de setembro de 2014. Além do Brasil, apenas os Estados Unidos disputaram todas as edições da competição até hoje.

Entre os eliminados, Turquia, Grécia, Rússia e Itália, deverão ser os maiores concorrentes do Brasil. Os turcos são os atuais vice-campeões mundiais, derrotados pelos EUA na última edição, em 2010. A Itália já foi vice-campeã olímpica em 2004, quando perdeu o ouro para a Argentina de Magnano. Grécia e Rússia têm se destacado nas competições internacionais na última década.Além da campeã França e da anfitriã Espanha, que ficou na terceira colocação no Europeu e abriu mais uma vaga para o continente, Lituânia, Croácia, Ucrânia, Eslovênia e Sérvia estão garantidos no Mundial.
fridzon brasil x rússia basquete londres 2012 olimpiadas 2 (Foto: Reuters)
A Rússia ganhou do Brasil nos Jogos de Londres
com cesta no último segundo (Foto: Reuters)
China com um pé no Mundial
Outro rival de peso será a China, surpreendida na eliminatória asiática. Mercado em crescimento no basquete, dificilmente ficará sem um convite, deixando os outros três para serem disputados entre europeus e sul-americanos. Na Ásia, as vagas diretas serão da Coreia do Sul, Irã e Filipinas. Nas Américas, a única seleção que está no páreo com o Brasil é a Venezuela. Além da quinta colocação na Copa América, os venezuelanos sediaram a competição, o que politicamente tem um peso a favor.
O anúncio dos agraciados pela Fiba só será feito em novembro, em Buenos Aires, na Argentina, durante uma reunião da entidade. Até lá, só resta aos dirigentes e jogadores brasileiros torcerem para que o passado glorioso do Brasil - é bicampeão mundial em 1959 e 1963 - e o fato de o Rio de Janeiro ser a sede das próximas Olimpíadas pesem a favor.
Outro ponto favorável ao basquete brasileiro seria o ranking da Fiba. Na nona colocação com 254 pontos, atualmente a seleção brasileira só ficaria atrás de Grécia, que soma 418 na quarta colocação, Rússia, sexta, com 363, e Turquia, com 302 na sétima posição. Todos os outros países que estão à frente do Brasil conquistaram suas vagas dentro de quadra.
basquete final campeonato europeu Ajinca França e Linas Kleiza Lituânia (Foto: Agência AP)
Finalistas do Campeonato Europeu, França e Lituânia garantiram vaga no Mundial (Foto: Agência AP)

China, Itália e Venezuela, na teoria outros três concorrentes de peso, ocupam a 11ª, 21ª e 24ª posições, respectivamente. O problema é que o ranking deverá ser atualizado ainda nesta semana após o fim dos torneios continentais, e a tendência é que seleção despenque após o fiasco na capital venezuelana.
É pouco provável que China, com 199.7 pontos, e Itália, com apenas 72, que também passaram vergonha em suas eliminatórias, subam e ameacem a nona colocação do Brasil. Em compensação, a Venezuela, com 49, deve dar um salto no ranking.
Entre os dirigentes da Fiba, dois fatores pesam, e muito, contra o Brasil na disputa. O primeiro é a segunda pior campanha em Caracas, à frente apenas do Paraguai, e o segundo é a incerteza que ronda a entidade em relação a participação dos astros brasileiros da NBA e que atuam na Europa no Mundial da Espanha.
Os 20 países classificados:
Europa: Espanha, França, Croácia, Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Eslováquia

Américas: Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana, México e Argentina
Ásia: Coreia do Sul, Irã e Filipinas
Áfriga: Angola, Egito e Senegal
Oceania: Austrália e Nova Zelândia

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.