sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Estado do RN obriga PM de Jucurutu a pagar prejuízo causado em viatura durante perseguição

IMAGEM ILUSTRATIVA

Como dirigir um veículo considerado de emergência, e se eximir do risco de causar, em algum momento, um dano material a ele? Não há dúvidas de que o mais provável é que o motorista seja surpreendido, uma hora ou outra, por um acidente causado pela complexidade que a função apresenta.
Na PM, nós motoristas somos altamente exigidos. Dirigimos dia e noite, sem tempo certo para descansar. Vez ou outra temos que passar por lugares quase que intrafegáveis. Também são inúmeras as vezes que somos obrigados a imprimir uma velocidade acima do normal, seja para salvar vidas, prender meliantes ou afins, o que, indiscutivelmente, aumenta o risco de acidentes. Além disso, quando uma viatura da Polícia é surpreendida por bandidos, o motorista é o principal alvo.

Pois bem, este blogueiro e também Policial Militar há 13 anos, está sendo pressionado, pelo Estado, a pagar a quantia de 600,00 (Seiscentos Reais), proveniente do serviço em uma viatura. Isso se deu por causa de um acidente, quando em uma perseguição a uma moto suspeita, acabei colidindo lateralmente com uma barra de ferro fincada em uma rua, da cidade de Santana do Matos.

Sendo assim, ser motorista na PM é “botar a corda no pescoço”. Nada temos de vantagens em relação aos outros Policiais. Pelo contrário, toda e qualquer locomoção que a viatura faça, somos nós que temos que estar inteiros para ter condições de cumprir com a missão, sem levar riscos às vidas que nos acompanham.

Já estou respondendo na Justiça, e sendo tratado como RÉU pelo Estado, isso porque, em cobranças anteriores na esfera administrativa, me neguei a pagar pelo exposto, alegando justamente que estava dirigindo um veículo de emergência, e no estrito cumprimento do dever legal.

A partir deste momento, estou sendo obrigado a constituir advogado para me defender em juízo, o que pode aumentar em muito minhas custas. Por este motivo, serei obrigado a, desde já, me negar a dirigir viaturas da Polícia Militar, uma vez que, as dirigindo, corro o risco eminente de causar outros acidentes, o que, com os danos pagos, terminará impossibilitando que eu continue sustentando minha família, coisa que nós, Soldados da Polícia Militar do RN, já fazemos com dificuldades, tendo em vista a falta de valorização pela qual passamos.


* Reprodução Márcio Melo via Umarizal News/ Blog PM de Jucurutu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.