sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Filme 'O Som ao Redor' vai representar o Brasil no Oscar

Divulgação

"O Som ao Redor" foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2013. O Ministério da Cultura escolheu o longa como candidato brasileiro ao prêmio de filme estrangeiro. A última vez que um filme nacional disputou a estatueta foi em 1999 – quando "Central do Brasil" foi finalista ao lado de "A Vida É Bela".

"A minha opinião é que independentemente de qualquer indicação o mais importante é o selo, que vai trazer mais curiosidade e valor para o filme. Estamos trabalhando nele [O Som ao Redor'] há um ano e nove meses e ele não me deixa em paz. Nos melhores dos sentidos", afirmou o diretor Kléber Mendonça Filho ao UOL, por telefone.
Escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura, o longa de Kléber Mendonça Filho será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que receberá sugestões de vários países, e somente no dia 16 de janeiro revelará os cinco filmes finalistas ao prêmio.
Além de "O Som ao Redor", "Colegas" , "Faroeste Caboclo", a cinebiografia "Gonzaga - De Pai Para Filho", a animação "Uma História de Amor e Fúria" e o drama "Meu Pé de Laranja Lima" estavam na disputa para representar o país.
"O Som ao Redor" foi premiado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2012, no Festival de Nova York em 2013 e no Festival de Roterdã de 2012, além de ter sido apontado pelo jornal "The New York Times" como um dos dez melhores filmes do mundo em 2012.
O filme foi escolhido por Leopoldo Nunes da Silva Filho, secretário do Audiovisual; a secretária Sylvia Bahiense Naves; George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Itamaraty; Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Vânia Catani, sócia da produtora Bananeira Filmes.
Em 2012, o indicado foi "O Palhaço", de Selton Mello, mas não foi escolhido pela academia. Para concorrer ao Oscar, o filme precisa ter sido lançado e indicado oficialmente por seu país de origem.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.