quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Governo do RN decreta 'situação de emergência' em 150 municípios

Gado está morrendo de fome e sede no interior do Rio Grande do Norte (Foto: Aldair Dantas)A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, decretou “situação de emergência por seca” em 150 municípios do Estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19) e tem validade de 180 dias. O último decreto de situação de emergência foi publicado no dia 16 de março deste ano e expirou no dia 15 de setembro. Com o fim do decreto, 28 municípios do estado ficaram sem atendimento da Defesa Civil no abastecimento de água por carros pipas. Os outros municípios em situação de emergência são atendidos pelo Exército.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Josenildo Acioly, o abastecimento nesses 28 municípios deve ser retomado no início de outubro. “Os prefeitos têm que assinar novos contratos e esse trâmite leva algum tempo, mas devemos retomar o abastecimento no início de outubro.”, afirmou.
Para decretar situação de emergência, o Estado se baseou em um relatório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/RN), que retratou que 'a situação de anormalidade climática prolongada em várias regiões do Estado, em face da estiagem, caracteriza a seca, no período considerado de janeiro de 2012 a setembro de 2013, fica claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de 'seca severa', e que o impacto dessa seca é complexo e diferenciado, com sérias consequências negativas para a atividade rural do Estado, afetando com prejuízos econômicos e danos para o contingente populacional desses municípios, prejudicando todos os elos da cadeia produtiva da sociedade nas áreas rurais do Estado".

Com o novo decreto, 89% dos 167 municípios do Estado estão inseridos na situação de emergência por causa da seca.

* Reprodução Márcio Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.