sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Incêndio próximo de hospital deixa 37 mortos na Rússia

Divulgação/Ministério de Emergência da região de Novgorod/Reuters

Um incêndio declarado na madrugada desta sexta-feira (13) em um hospital psiquiátrico da província de Novgorod, na Rússia, causou a morte de 37 pessoas, informou o comitê de investigação.

"Retiramos dos escombros os corpos de 10 pessoas, de um total de 37 mortos", afirma um comunicado do gabinete local do comitê de investigação para a região de Novgorod.           
De acordo com as agências russas, um corpo de uma enfermeira que tentava de salvar os pacientes foi encontrado e mais de 30 pessoas continuam desaparecidas. 
Também segundo a emissora estatal "Rossiya 24", o número de desaparecidos chega a 37 pessoas.
O incêndio aconteceu por volta das 4h da manhã (locais), aparentemente depois que um paciente ateou fogo em sua cama, informou o governador da província, Sergei Mitin.
"O pessoal médico viu um paciente na cama número 2 envolto em chamas. É possível que ele seja o responsável pelo incêndio", disse o governador.
O governante acrescentou que tudo indica que o interno "estava fumando e acabou ateando fogo na cama".
As autoridades informaram que mais de 20 pessoas foram retiradas do hospital, mas a evacuação foi complicada pelo estado dos pacientes, muitos deles incapazes de cuidarem de si mesmos sozinhos.
Segundo a agência "Itar-Tass", havia mais de 50 pacientes internados no recinto.
De acordo com um responsável do Ministério de Situações de Emergência da Rússia, Yuri Deshevykh, o hospital deveria ser fechado em agosto de 2014 por ordem judicial, precisamente por seu pouca proteção contra incêndios, já que o edifício é de madeira.
Esta é a segunda tragédia desse tipo que acontece na Rússia em poucos meses. Em abril, um incêndio em um hospital psiquiátrico nos arredores de Moscou causou a morte de 38 pessoas. 

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.