quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jornal afirma que Garibaldi deixará o Ministério para ser candidato a governador do RN


O nome de Garibaldi está entre mais os cotados para disputar o governo em todas as pesquisas de intenção de voto publicadas até agora.
Em meio às muitas articulações e discussões internas sobre uma possível candidatura própria do PMDB potiguar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o jornal Valor Econômico desta quinta-feira (19) joga ainda mais lenha na fogueira.

Segundo a publicação, o ministro Garibaldi Alves Filho estaria próximo de deixar o cargo para ser o nome da legenda na disputa estadual de 2014 no Rio Grande do Norte.
A novidade vem à tona diante das notícias em torno do “rompimento” do PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, com a presidente Dilma Rousseff. Com a entrega dos cargos da legenda a petista, o PMDB já estaria de olho no Ministério da Integração Nacional, ainda ocupado por Fernando Bezerra Coelho, indicado de Campos.

O interesse peemedebista pela área tem explicação. Este é um Ministério com bastante abrangência das políticas públicas e forte apelo eleitoral, principalmente no Nordeste, ávido por recursos com a forte seca na região. Mas, para assumir o comando da pasta, o PMDB teria que abrir mão de outros espaços, nesta negociação seria incluído o Ministério da Previdência.

“A entrega da Integração ao PMDB implicaria na devolução de algum de seus ministérios. Nessa cota entraria o da Previdência Social, já que o titular, Garibaldi Alves, deve se afastar para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Neste caso, assumiria o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabbas, da cota petista”, diz o Valor.

O nome de Garibaldi está entre mais os cotados para disputar o governo em todas as pesquisas de intenção de voto publicadas até agora. Internamente, o ministro também é um dos preferidos, ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves, para concorrer ao cargo que já ocupou entre 1994 e 2002. Mas, por enquanto, o senador licenciado continua negando qualquer possibilidade de assumir a disputa.

Recentemente, em evento realizado com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais do PMDB, o ministro chegou a se emocionar ao pedir para não colocarem seu nome no jogo eleitoral de 2014.



Integração Nacional

O atrativo da Integração é a diversidade de ações, que vão desde a gestão de uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – a transposição do Rio São Francisco, orçada em mais de R$ 8 bilhões -, até o programa Água para Todos, que prevê a construção de cisternas, entre outras ações de combate à seca, informa o Valor.

O ministério ainda vincula as superintendências de desenvolvimento regional – Sudene, do Nordeste, Sudam, do Norte, e Sudeco, do Centro-Oeste, e a Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf).

Até mesmo nomes já estariam sendo discutidos pelo PMDB para suceder Fernando Coelho. O presidente do Senado, Renan Calheiros, gostaria de indicar um conterrâneo de Alagoas para a função. Mas, a bancada da Câmara teria como preferência o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Até mesmo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é incluído pelo veículo entre as possibilidades do partido. O gestor, em seu segundo mandato, se afastaria do cargo no fim do ano como forma de impulsionar a candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão.

Os governos do PSB nos Estados também devem receber os reflexos do distanciamento e afetar a relação com o PT e levar à saída espontânea dos petistas das administrações estaduais.
 

* Reprodução Márcio Melo via O Mural de Riacho da Cruz/JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.