quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Médico é indiciado por homicídio doloso em morte de mãe de gêmeos


O médico José Renato Carneiro, de Wenceslau Braz, foi indiciado por homicídio doloso qualificado por meio cruel na morte de Sandra Lopes Alves, 18 anos, durante um procedimento de curetagem (remoção de fetos), no dia 29 de novembro do ano passado, no Hospital São Sebastião. Carneiro chegou assinar atestado de óbito com parada cardíaca como a causa da morte, mas o laudo posterior do Instituto Médico Legal (IML), em Jacarezinho, atestou que ela morreu vítima de hemorragia abdominal provocada por instrumento pérfuro-contundente.

O delegado da 36ª Delegacia Regional de Polícia, Isaías Fernandes, que concluiu o inquérito esta semana, também indiciou o médico Miguel Angel Rueda por fraude processual. Segundo ele, há fortes indícios que Rueda tenha fraudado o prontuário médico da paciente para atenuar penas no caso. Agora, se o Ministério Público oferecer a denúncia e a Justiça deferir, Carneiro pode ser julgado por júri popular. Se condenado, pode pegar pena de 12 a 30 anos de reclusão.

Um dia antes de morrer, Sandra, que estava grávida de gêmeos havia cinco meses, viajava com o ônibus do Departamento de Saúde de Wenceslau Braz para fazer exame de ultrassonografia e perdeu os bebês depois de o veículo bater na traseira de um caminhão na BR-153, entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho. Depois de muita demora na constatação da morte dos bebês, a curetagem só foi marcada para a tarde do dia seguinte, mais de 24 horas após o acidente.
A mãe de Sandra, a aposentada Benedita Leite Lopes, 62 anos, moradora da Vila União, contou que viu a filha pela última vez antes da curetagem, por volta das 14 horas. “Ela estava bem, mesmo depois de perder os filhos, não sei como isso pode acontecer”, lembrou. Ela e toda família esperam que o caso não fique impune. “Minha filha não vai voltar, mas queremos justiça”, cobrou.
O médico José Renato Carneiro preferiu não falar com a imprensa até que o caso seja esclarecido, porém, por meio de um secretário, afirmou ter a certeza que fez todos os procedimentos para salvar a vida da paciente, vítima de uma fatalidade. Procurado pela reportagem, Rueda não retornou a ligação.


Acidente



Outro ponto é a investigação paralela que apura a morte dos gêmeos. Uma perícia detalhada vai avaliar as condições do ônibus que transportava os pacientes. Segundo relatos de usuários, constantemente o veículo quebrava, deixando pacientes ao relento, à espera de outro veículo para buscá-los.


* Reprodução Márcio Melo via Tribuna do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.