domingo, 22 de setembro de 2013

No Nordeste, Aécio diz que PSDB é "pai" do Bolsa Família

Aécio Neves (PSDB) concede entrevista durante encontro do seu partido, em MaceióO PSDB deu a largada neste sábado (21) a sua pré-campanha à presidência em 2014 com foco no Nordeste. Lideranças do partido escolheram Maceió, onde prefeitura e governo do Estado estão em mãos tucanas, para iniciar o que chamam de "conversa com os brasileiros" .

Segundo o presidente da sigla e virtual candidato à presidente, senador Aécio Neves (MG), o Nordeste foi escolhido por conta da parcela significativa da população que vive exclusivamente de transferência de renda.
"O PSDB começa aqui, hoje, não diria sua campanha, mas sim a construir o seu projeto político para o Brasil. E a verdade é quem quer construir um projeto alternativo para o país precisa começar pelo Nordeste, até porque as medidas paliativas de transferência de renda carece de projetos estruturantes", disse Aécio.
Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Nordeste recebeu, em 2011, 51% dos benefícios do Bolsa Família do país. Na região, cerca de 7 milhões de famílias recebem o benefício do governo.
A ideia do PSDB é afinar o discurso que tem como foco principal tentar a paternidade do programa, com a promessa de manutenção e ampliação de benefícios por meio de bônus.
"O Bolsa Família é uma criação do PSDB. O DNA é do PSDB. Junto com o Bolsa Alimentação, Bolsa Escola e Vale Gás foi construído o cadastro único. A diferença, para nós, é que o Bolsa Família é um ponto de partido, e para o PT é o ponto de chegada", disse.
O senador ainda defendeu o pagamento de benefícios-extra para incentivar a superação da pobreza. "Acho, inclusive, que devemos ter bônus para os pais, por exemplo, que voltarem a estudar, ter uma bolsa a mais; para o filho que tiver um desempenho acima da a média na escola talvez tenha um plus, 30% a mais. Isso para que você estimule as pessoas a se qualificarem", disse.
Aécio acusa o PT de, com o modelo atual, manter apenas administração da pobreza. "A nossa ideia é da superação da pobreza."

Discurso afinado


Ao mesmo tempo em que defende o programa, os tucanos mostram que o debate eleitoral vai passar pela excessiva dependência dos nordestinos às transferências de renda, sem "libertação" da bolsa.
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) mostrou que o partido já está afinado com o discurso de paternidade do programa. "O que precisamos é mostrar que o Nordeste não pode ficar limitado a uma perspectiva do Bolsa Família. O programa tem o nosso apoio. Aliás, foi inicialmente criado no governo FHC. Agora achar que o Nordeste vai se contentar que sua população fique mantida pelo bolsa é muito pouco. Vamos olhar todo o seu potencial para se garantir um projeto alternativo", afirmou
Anfitrião do encontro tucano, o governador de Alagoas e ex-presidente nacional do PSDB, Teotonio Vilela Filho, explicou que o partido está pronto para o debate eleitoral no que se refere a Bolsa Família.
"O PSDB tem discurso para isso. Esses programas foram criados pelos tucanos, que criaram, por exemplo, o Bolsa Escola. O Bolsa Família vem dessa união. O PSDB está bem, partindo como se deve para um campanha vitoriosa", defendeu.

Fogo no Nordeste


Aécio Neves ainda acredita que o partido vem ganhando força na região Nordeste onde, nas últimas eleições presidenciais o partido teve pior desempenho --Dilma teve 18 milhões de votos, contra 7 de José Serra (PSDB).
"Estamos iniciando as conversas que vamos ter com os brasileiros aqui pelo Nordeste. O PSDB nas ultimas eleições [municipais] se fortaleceu muito. Diria que renasceu das cinzas, venceu em capitais importantes. O PSDB ressurge com força."
Para Vilela Filho, o Nordeste tende a ser, para o PSDB, uma região com crescimento eleitoral na próxima votação. "Tudo fica que fica maduro, nasce verde. O PSDB vai crescer, tem potencial, grande nomes. As alianças do PSDB no Nordeste são bem interessantes. Há um fermento muito bom no nordeste para crescer", apontou.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.