quarta-feira, 18 de setembro de 2013

10 estados aderem à paralisação dos Correios

Cerca de mil trabalhadores adediram a greve no estado (Foto: Divulgação / Sinticom)

Pelo menos dez estados aderiram à greve dos Correios nesta quarta-feira (18) . A paralisação atinge Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná e Santa Catarina. Um sindicato da Baixada Santista, em São Paulo, também aderiu.


Já a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) afirma que 29 sindicatos  realizaram assembleia na terça-feira (18) decidindo ingressar em um estado de greve.

Às 16h30 desta quarta-feira, Mauro Aparecido Ramos, diretor do sindicato que está no comando das negociação, informou que os 29 sindicatos que haviam aderido permanecem no movimento. A greve atingiria, segundo ele, 60% dos funcionários da categoria no país. Segundo os Correios, 93,39% do efetivo no país (116.244 funcionários) estão atuando normalmente.


A greve teve início com paralisações parciais na quinta-feira passada, quando funcionários de cinco estados – São Paulo, Rio de JaneiroRio Grande do SulRondônia e Tocantins – anunciaram que cruzariam os braços. Na sexta-feira, foi a vez de Paraíba e Pernambuco pararem suas atividades.

Os Correios informam que 5 sindicatos que estavam parados decidiram pelo fim das paralisações na sexta-feira: SP, RJ, RO, RN e Bauru-SP. Os sindicatos destes estados não fazem parte da Fentect.

Segundo a Fentect, a categoria pede 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano, reposição das perdas salariais desde o plano real, entre outras reivindicações. Os Correios oferecem 8% de aumento nos salários e reajustes nos benefícios (leia mais abaixo).

Na terça-feira (17), uma reunião entre os dois lados no Tribunal Superior do Trabalho (TST) terminou sem acordo e o Tribunal determinou a distribuição do dissídio para julgamento, em data a ser definida. A informação foi divulgada pelos Correios e a Fentect.

Veja abaixo a situação nos estados:

Alagoas
Em Alagoas, uma assembleia realizada na noite de terça-feira chegou à decisão pela greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos em Alagoas (Sintect-AL), cerca de 90% dos funcionários que realizam atividades operacionais, como entregas, aderiram à greve.

Bahia

Na Bahia, a votação que decidiu pela greve reuniu centenas de trabalhadores na Praça Inglaterra, em Salvador. Além da adesão à greve, funcionários também agendaram um protesto para esta quarta-feira em frente ao edifício central dos Correios na Bahia.

Ceará

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similiares (Sintect-CE), Luís Santiago, a categoria no Ceará estava em estado de greve desde o dia 5. “As negociações não avançaram, então, optamos por aderir à greve”, disse.

Espírito Santo
Funcionários dos Correios do Espírito Santo decidiram entrar em greve a partir desta quarta-feira (18) após assembleias realizadas na Grande Vitória e nas regiões Norte e Sul do estado, informou o sindicato da categoria.

"Nossa mobilização começou por volta das 4h30. Em Vitória, temos uma boa adesão, com cerca de 65% dos trabalhadores da distribuição e 50% do setor de encomendas. Em Vila Velha, o percentual de apoio à greve chega a 70%. Entre as reivindicações, listamos a distribuição matinal. Os companheiros carteiros sofrem, chegam a passar mal durante a primavera-verão e a empresa praticamente nada faz para mudar isso", disse o secretário-geral do sindicato, Fischer Marcelo Moreira.

Goiás

Em Goiás, onde a adesão à greve também ocorreu nesta terça-feira, os trabalhadores querem melhor estrutura de trabalho, além do reajuste salarial. “Falta manutenção das motocicletas, das bicicletas e dos carros. Muitos prédios não comportam a demanda e estão sucateados”, afirma o secretário do sindicato, Eliseu Pereira.

Mato Grosso

Funcionários de cinco agências dos Correios de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, aderiram nesta quarta-feira à greve nacional da categoria, segundo o secretário geral do sindicato, Sílvio Bueno. A greve dos funcionários foi deliberada durante uma assembleia, na noite dessa terça-feira

Minas Gerais
Parte dos funcionários de Governador Valadares, Ipatinga, Betim, Contagem, Divinópolis, Montes Claros e Belo Horizonte paralisou as atividades, segundo o sindicato da categoria. Segundo Danyelle Santana, representante do sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais, uma assembleia vai ser realizada e outros funcionários devem aderir ao movimento.

Pará

De acordo com o sindicato da categoria no Estado, o movimento teve adesão de cerca de 70% dos trabalhadores. A classe está em assembleia na tarde desta quarta-feira (18), para decidir os rumos do movimento. Segundo os Correios, a adesão no Pará foi entre 6 e 8%.

Paraná

No Paraná, a decisão por entrar em greve por tempo indeterminado ocorreu em assembleia realizada na madrugada desta quarta-feira, quando trabalhadores recusaram a proposta de 8% de reajuste salarial oferecida pela empresa. Funcionários demandam um reajuste de 15%, além de outros benefícios.

Santa Catarina

A adesão à greve em Santa Catarina ocorreu com base em assembleias realizadas em Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Joinville. Somente em Santa Catarina, são cerca de 4,3 mil funcionários, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC).

Baixada Santista
Também houve decisão por aderir à greve na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Assembleia realizada pelo sindicato nesta terça-feira decidiu, por unanimidade, que os funcionários cruzariam os braços a partir da meia-noite. No total, são 1.200 trabalhadores – entre carteiros, operadores de triagem, motoristas e funcionários do setor administrativo – que devem aderir à paralisação, disse o sindicato. Já os Correios, afirmam que o serviço está normalizado e que 92% do efetivo compareceu ao trabalho.

Correios

A proposta dos Correios contempla reajuste de 8% nos salários (reposição integral da inflação do período, de 6,27%, mais ganho real de mais de 1,7%), manutenção de todos os benefícios, vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro, vale-cultura dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo Governo Federal.

A proposta foi aceita por 5 sindicatos (SP, RJ, RO, RN e Bauru-SP) e quatro deles  já assinaram acordo, dizem os Correios.

Segundo a empresa, a rede de atendimento está aberta em todo país e todos os serviços estão disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada.

* Reprodução Márcio \\melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.