sábado, 21 de setembro de 2013

Papa Francisco anuncia novas mudanças na Cúria Romana


Riccardo de Luca/AP - 18.set.2013Cidade do Vaticano, 21 set (EFE).- O papa Francisco anunciou neste sábado novas mudanças na Cúria Romana, entre elas a nomeação do arcebispo Beniamino Stella como responsável pela Congregação para o Clero, dicastério vaticano que se ocupa dos seminaristas e sacerdotes.

Stella, de 72 anos, foi núncio em Cuba e na Colômbia e presidia atualmente a Pontifícia Academia Eclesiástica. Agora, ele substitui o cardeal Mauro Piacenza, de 69 anos, designado ao cargo três anos atrás.


Pacienza agora assumirá a Penitenciária Apostólica, responsável pelas indulgências. A função era anteriormente do cardeal português Manuel Monteiro de Castro, que completou 75 anos em março, atingindo a idade de aposentadoria dos religiosos.

O papa Francisco anunciou também a substituição do arcebispo croata Nikola Eterovic, até o momento secretário do Sínodo dos Bispos, que deixa o cargo após 9 anos, dando lugar ao arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, de 73 anos, que era Secretário da Congregação dos Bispos.

Eterovic, por outro lado, foi nomeado como núncio apostólico na Alemanha.

Francisco confirmou o cardeal italiano Fernando Filoni como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e o alemão Ludwig Müller como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Quanto a Congregação para o Clero, o papa confirmou como secretário deste dicastério o espanhol Celso Morga Iruzubieta. Já o responsável para os seminaristas passa a ser o mexicano Jorge Carlos Patrón Wong.

O novo responsável pela Pontifícia Academia Eclesiástica, escola diplomática da Santa Sé, agora é o italiano Giampiero Gloder.

Desde que Francisco iniciou pontificado, a mudança mais importante na Cúria foi a nomeação de Pietro Parolin, como substituto de Tarsicio Bertone na Secretaria de Estado do Vaticano.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.