terça-feira, 24 de setembro de 2013

PF faz operação para combater desvio de recursos do programa Fome Zero

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), uma operação para combater o desvio de recursos de Programa do Fome Zero do governo federal. Serão cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão em 15 municípios do Paraná, um em Bauru, em São Paulo e outro em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Outros 37 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é encaminhada para prestar depoimento na delegacia, também serão cumpridos. A operação foi batizada pelos policiais de "Agro-Fantasma" e as investigações iniciaram em 2011, em Guarapuava, na região central do Paraná.

Conforme a PF, a operação revela um esquema de desvio de dinheiro de um dos programas do Fome Zero, denominado Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da ação de compra direta da agricultura familiar com doação simultânea, repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais. "O dinheiro chegava para a coordenação do município e em vez deles [os investigados] pagarem os produtores rurais, eles colocam produtos inexistentes em nome dos trabalhadores e sacavam o recurso. Então, em vez de o dinheiro ficar com os produtores rurais, acaba ficando com eles", explica o delegado Maurício Todechini. O PAA foi implementado em 2003 e anualmente movimenta bilhões de reais em todo o Brasil.
Entre os principais crimes cometidos pela quadrilha estão falsidade ideológica, estelionato contra a Conab, peculatos culposo e doloso e prevaricação, quando o funcionário público demonstra ser infiel às suas responsabilidades. Desde o início da operação, 58 pessoas já foram indiciadas por esses crimes.
Ainda segundo a PF, em todos os programas investigados em Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D'Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte, foram encontradas evidências de desvios.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.