segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Polícia desarticula na PB quadrilha internacional de tráfico de drogas com “negócios” no RN


As polícias Civil e Militar da Paraíba deflagraram, nesta segunda-feira (23), a Operação Prefixo, com o objetivo de desarticular uma organização internacional de tráfico de drogas, responsável pelo comércio de entorpecentes no Sertão paraibano e em outros estados brasileiros. A quadrilha era comandada pelo peruano Walmer Ramirez Campos, que usava o nome de Marco Antônio Chavarry Trujillo. Ele foi preso nesse sábado (21), em Fortaleza (CE). 

De acordo com o superintendente da 3ª Região Integrada de Segurança Pública, delegado André Rabelo, esta é a primeira vez que a polícia judiciária estadual desarticula uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. As investigações começaram em julho deste ano, quando foram presos alguns traficantes na cidade de Patos (PB), o que levou ao restante do grupo. Até o momento, 14 pessoas foram presas, 22 indiciadas, e a Polícia Civil continua os trabalhos para prender mais dois suspeitos.

Além das polícias Civil e Militar, participam da Operação Prefixo a Promotoria de Justiça da 6ª Vara da Comarca de Patos. Auxiliaram ainda nas investigações, a direção do presídio regional da cidade, com agentes penitenciários do GPOE.

Atuação da quadrilha– Segundo a polícia, a droga vinha da Bolívia e entrava pelos Estados do Acre ou pelo Mato Grosso, havendo uma alternância para dificultar o trabalho policial. O material era levado para Fortaleza, onde era distribuído para a Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Acre, Piauí, São Paulo e Amazonas. Além dos estados citados, a droga ainda era fornecida para o Peru e a Espanha.

Walmer Ramirez Campos, conhecido por “Tony” ou “Gringo”, contava com a ajuda da mulher, Raquel Vieira de Lima. O casal administrava a distribuição de cocaína, crack e maconha do Ceará para o resto do Brasil. Os dois foram presos na rua Cidade Rio Branco, bairro Henrique Jorge, por policiais civis e militares do município de Patos, com auxílio de policiais civis do Ceará. 


* Reprodução Márcio Melo via Eduardo Dantas/PB Agora / Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.