terça-feira, 17 de setembro de 2013

Polícia prende bando que planejava homicídio de delegado e juiz no Piauí

Ilustrativa
Após seis meses de investigação, policiais da delegacia da Elesbão Veloso, a 155 quilômetros de Teresina, prenderam nove pessoas por envolvimento com tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e ocultação de cadáver. Entre os presos está Alessandro Bezerra de Carvalho, conhecido "Baixinho", 22 anos, que comandava bando e, segundo a polícia, tramava o assassinato do delegado Odilo Sena, do promotor e do juiz do município.

“O baixinho conseguiu levar um celular até a cela onde ele estava preso no distrito e por meio desse telefone tentou arquitetar um plano para nos matar. Nós interceptamos essa informação e nos preparamos para o que pudesse acontecer. A coisa já estava praticamente com data marcada”, afirma Odilon que é o delegado titular da cidade.

Por conta da ameaça, o policiamento no DP e nas cidades de Valença, Barro Duro e região foi reforçado. “Toda a região estava atenta a qualquer tipo de investida. Inclusive, eles (criminosos) poderiam se dar muito mal porque todos nos estávamos esperando. Ainda como precaução, tiramos os suspeitos daqui (Elesbão Veloso) e mandamos para São Raimundo Nonato, Valença e Teresina”, relata.

Ao todo, foram presas nove pessoas, sendo que uma obteve liberdade provisória, e ainda existem dois suspeitos foragidos. Todos foram indiciados por tráfico de drogas, associação com o tráfico e ocultação de cadáver. Alessandro Bezerra também vai responder por homicídio.

Investigação
Odilo Sena conta que a investigação teve início após ele notar um aumento surpreendente de furtos, roubos e fraudes em Elesbão Veloso. Ações que contavam até com a participação de adolescentes. “A causa desse fenômeno era o vício. Como os viciados não conseguiam dinheiro, eles furtavam e roubavam. Essas pessoas estavam virando um exército de zumbis. Além de usar o crack, segundo informações do próprios traficantes, eles misturavam essa droga mais o oxi, o que aumentou o poder viciante do entorpecente”, relata.

A criminalidade aumentou e começou a ganhar atenção da polícia, mas os suspeitos eram cuidadosos: faziam de tudo para evitar caracterizar a prática do tráfico de drogas e recrutavam mendigos em Teresina para distribuir o produto ilegal. “Eles andavam com pequenas quantidades de crack e passaram trazer mendigos. Jovens desamparados viciados que trabalhavam em troca de de pedras de crack e de um pouco de dinheiro”, conta.

A sorte dos criminosos começou a mudar quando eles viraram suspeitos de matarem um dos viciados que trabalhavam para a grupo, crime ocorrido no dia 17 de julho. “Eles mataram um homem e jogaram o corpo na estrada a cinco quilômetros da cidade. Nós investigamos e os prendemos por isso. A organização do grupo chegava a tal ponto que desconfiamos que estavam se preparando para realizar sequestros”, finaliza.

O inquérito sobre os crimes cometidos pelas 11 pessoas envolvidas no bando foi concluído e todos foram indiciados. A polícia segue atrás do paradeiro de dois suspeitos que estão foragidos.

* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.