segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tufão Usagi deixa mortos no sul da China

Homem passa por rua com árbores caídas após passagem do Usagi por Hong Kong nesta segunda-feira (23) (Foto: AFP)

O tufão Usagi, a tempestade tropical mais intensa do ano em todo o mundo, deixou pelo menos 25 mortos no sul da China e paralisou o aeroporto de Hong Kong, onde dezenas de milhares de turistas permaneciam bloqueados nesta segunda-feira (23).

Acompanhado de chuvas torrenciais e ventos de 165 km/h, o Usagi (coelho em japonês) atingiu no domingo as costas chinesas às 19H40 (6H40 de Brasília) na altura da cidade de Shanwei e provocou 25 mortes, informou o canal estatal CCTV.
A agência de notícias estatal Xinhua anunciou um balanço de 25 mortos em Guangdond, onde o tufão derrubou árvores e destruiu estradas. Dezenas de pessoas ficaram feridas em acidentes.
Depois de passar no sábado por Taiwan e Filipinas, a tempestade prosseguiu com uma trajetória mais ao norte do que o previsto.
Todos os trens de alta velocidade com saída prevista para Guangdong e centenas de voos dos aeroportos das províncias de Cantão, Shenzhen e de Hong Kong foram suspensos.
Mais de 47 mil pesqueiros permaneceram amarrados no porto e escolas ficaram fechadas em 14 cidades.
Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, o Usagi perderá força na passagem pela China. Atualmente segue em direção noroeste.
* Reprodução Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.