quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Municípios potiguares recebem análise de qualidade da água realizada pela Funasa

Análise especifica qualidade da água consumida pela população
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Rio Grande do Norte (Suest/RN),

juntamente com os servidores do Serviço da Saúde Ambiental (Sesam), que atuam na Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA), visitou oito municípios localizados na região do Mato Grande, para realizar análise da qualidade da água consumida pelas populações desses municípios.

De acordo com a informação prestada pela assessoria de comunicação da Suest, a capital do Estado, a primeira etapa das atividades foi realizada entre 18 e 22 de novembro, sendo executadas conjuntamente com os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e dos municípios onde foram feitas as análises. A equipe concluiu a primeira de três etapas previstas para alcançar todos os municípios da 3ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
Segundo a farmacêutica bioquímica da Suest/ RN, Isaura Amália Caria, responsável pelas atividades, o objetivo é atender essa região, composta em sua quase totalidade por municípios ditos “silenciosos” para o grupo de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), por nunca terem alimentado o sistema que compila dados de cadastro, de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano.
A farmacêutica bioquímica Isaura Amália explicou também que em cada município as coletas foram acompanhadas pelo responsável local do Vigiágua e que os procedimentos de coleta, conservação e transporte de amostras, bem como a análise do cloro livre foram cuidadosamente repassados para que esse técnico possa dar continuidade às ações preconizadas pelo programa.

ABRANGÊNCIA

Ainda segundo o relato prestado pela assessoria de comunicação da Suest/RN, os municípios analisados na primeira etapa foram: Maxaranguape, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Pedra Grande, Jandaíra e Galinhos. As duas próximas etapas estão previstas para acontecer ainda este mês, quando os 23 municípios que compõem a circunscrição administrativa da 3ª Ursap forem atendidos.

* Reprodução Márcio Melo via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.