domingo, 19 de janeiro de 2014

RN está entre os cinco estados com mais crimes eleitorais no Brasil

Vale tudo para ser eleito? No Rio Grande do Norte, há quem considere que sim. Isto porque o estado, que detém apenas 1,65% do eleitorado nacional, desponta como uma das unidades da federação com maior número de crimes eleitorais.
Ranking da Polícia Federal, divulgado em 2010, coloca o RN em quarto lugar, com 1.529 inquéritos, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Dados atualizados da PFRN mostram que a situação não mudou: das eleições de 2010 para cá, foram abertos 2.036 inquéritos de crimes eleitorais no estado. Destes, pouco mais de 400 permanecem em aberto.
Os crimes eleitorais são apurados por ação penal pública, por meio de denúncia do Ministério Público Eleitoral. Entretanto, decisão inédita do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão administrativa no dia 30 de dezembro, reduziu o poder do MP nas eleições. Com exceção dos casos de flagrante delito, a medida determina que promotores e procuradores peçam autorização à Justiça Eleitoral para investigar suspeitas de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e boca de urna.
* Reprodução Márcio Melo via Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.