terça-feira, 15 de abril de 2014

Em 8 meses, governador do Rio fez mais de 300 viagens de helicóptero

Governador Luiz Fernando Pezão sobe em helicóptero oficial Fabio Rossi / O Globo
No seu discurso de posse, feito há pouco mais de uma semana, ao assumir o governo do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou para centenas de prefeitos e aliados políticos que comandará o estado com o “pé no barro”, como ele sempre gostou de ser conhecido. Mas a expressão, usada para afirmar a disposição de visitar todas as cidades, nos próximos oito meses, poderia ser substituída também por “pé nas nuvens”.

Um levantamento feito pelo GLOBO com base nas planilhas de utilização dos helicópteros à disposição do primeiro escalão do governo do estado mostra que Pezão, quando era vice-governador, mas já conhecido como pré-candidato do PMDB ao governo, esteve presente em 53%, ou 381 dos 719 trechos percorridos pelas aeronaves do governo entre agosto de 2013 e março deste ano.
Sérgio Cabral, então governador, esteve em apenas 30% dos trechos. Na média, é como se Pezão voasse para dois lugares quase todos os dias.
Foram muitos os destinos na Região Metropolitana, na Baixada Fluminense e no interior do estado. Houve casos em que Pezão chegou a ir a oito cidades num mesmo dia. Em 14 de janeiro deste ano, por exemplo, o então vice-governador deixou o heliponto da Lagoa e foi para Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, e depois voltou ao Palácio Guanabara.
Pelas planilhas, consta que Pezão foi às cidades assinar protocolos do programa Somando Forças, de repasse de recursos para obras de infraestrutura — responsável, somente este ano, por convênios com municípios que chegam quase a R$ 250 milhões.
O mês que Pezão mais utilizou as aeronaves foi janeiro passado: fez 84 trechos. No dia 27 daquele mês, o peemedebista foi a sete cidades do interior do estado e, no dia seguinte, a outras sete lançar o Programa Somando Forças.
Governo diz que dados sobre voos são transparentes
Pelas planilhas, setembro de 2013 foi mês com o segundo maior número de voos de helicóptero feitos por Pezão: foram 51 trechos. O volume de viagens nesse mês coincide com início das obras do Bairro Novo, que consiste em levar asfaltamento de ruas. O programa vai liberar, até o fim de setembro de 2014, antes das eleições, R$ 1,3 bilhão para 19 municípios da Região Metropolitana do Rio, que concentram 34% do eleitorado fluminense.
No discurso de posse no Palácio Guanabara, Pezão afirmou que milhares de ruas da Baixada não estão asfaltadas e que o seu plano é mudar esse cenário. Embora negue o uso eleitoral das aeronaves, a intensificação das viagens coincide também com a estratégia do PMDB e de aliados de tornar Pezão mais conhecido. Uma das medidas era assumir o governo no lugar de Cabral, a outra, colocá-lo para viajar pelo estado.
Em nota, o governo do estado afirmou que “o uso dos helicópteros do estado tem ocorrido de acordo com o decreto regulamentador e consta do site da Casa Civil”. Disse ainda que há “total transparência no uso de aeronaves”.
Tarefa de vistoriar obras
A nota acrescenta que Luiz Fernando Pezão exercia também, até o último dia 3, o cargo de coordenador de Projetos e Obras de Infraestrutura do estado. “Dentre as atribuições da função, estão vistoria, lançamento e inauguração de obras executadas nos 92 municípios do estado. Pela necessidade de deslocamentos ágeis, em função da agenda, os deslocamentos ocorreram em aeronave”.
Pelas planilhas do voos do governo do estado, Cabral continuou usando o helicóptero para ir nos fins de semana para sua casa em Mangaratiba com a família, sob o argumento de que era uma recomendação da Subsecretaria Militar. Sob o mesmo pretexto, Pezão também utilizou a aeronave, em março, para seguir de Piraí, cidade da qual foi prefeito e onde tem sua base política, para o heliponto da Lagoa. Os dois também usaram helicópteros do estado para percorrer trechos curtos, do Santos Dumont ao Palácio Guanabara.
As planilhas com a indicação dos voos e os respectivos passageiros passaram a ser divulgadas após a revelação de que Cabral utilizava aeronaves para deslocamentos curtos, como da Lagoa ao Palácio Guanabara, ou mesmo para viagens com a família para Mangaratiba. Diante da má repercussão, Cabral publicou no Diário Oficial, em 5 de agosto do ano passado. No dia seguinte, as informações passaram a ser divulgadas. 
Legenda Foto: Governador Luiz Fernando Pezão sobe em helicóptero oficial Fabio Rossi / O Globo
Fonte: Jornal de Hoje via O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.