segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fukushima despeja erroneamente mais 200 toneladas de água radioativa


Não há risco de contaminação da natureza, já que a água foi desviada para um porão da usina, segundo a operadora de Fukushima

Cerca de 203 toneladas de água altamente radioativa da usina nuclear de Fukushim (Japão)a foram despejadas por erro a instalações que não estavam preparadas para coletar este vazamento, segundo confirmou nesta segunda-feira (14) a operadora da central.


O vazamento é parte de água usadas para refrigerar os reatores 1, 2 e 3 da unidade, que habitualmente é levada para depósitos antes de ser processada para reduzir sua contaminação radioativa, segundo disse à Agência Efe um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco).

As 203 toneladas de água contaminada foram extraídas por quatro bombas "que não deviam estar funcionando" e enviadas de forma errada para um porão da central em vez de rumo aos depósitos especialmente concebidos com este fim, explicou a mesma fonte.

A operadora considera que "não há risco" que o vazamento vaze para fora da usina, já que não há nenhuma comunicação direta entre o porão do prédio em questão e o exterior, acrescentou o porta-voz.

A água contém vários milhões de becquerels por litro de césio radioativo, segundo estimativas da Tepco, que continua investigando os motivos da falha das bombas que causou o vazamento.

Os vazamentos para o mar e as emissões radioativas ao ar provocadas pelo acidente na central, o pior desde o de Chernobyl em 1986, ainda mantém fora de suas casas cerca de 50 mil pessoas que viviam junto à usina e afetou gravemente a agricultura, a pecuária e a pesca local.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.