terça-feira, 15 de abril de 2014

Servidores municipais da saúde de Natal/RN iniciam greve nesta terça



Os servidores da saúde de Natal iniciam nesta terça-feira (15) greve por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato, a paralisação deve afetar todas as unidades básicas de saúde e de atendimentos 24h de Natal. A Maternidade das Quintas, Hospital dos Pescadores e o Sandra Celeste são alguns dos locais que serão afetados pela paralisação.

No primeiro dia da grave, os servidores do Sindsaúde se reunirão na sede do sindicato e, em seguida, às 9h30min irão à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Ladeira do Sol.

A greve, de acordo com o sindicato, é uma resposta a decisão da Prefeitura de Natal, que propôs um reajuste de 2% nos salários dos servidores em 2014, enquanto que as perdas chegam a 14,07%. Outro ponto reivindicado pela categoria é o reajuste de 18,34% no salário-base - que seria o percentual correto segundo estudo do DIEESE - e o reajuste nas gratificações, que estão congeladas.

Além das questões econômicas, os servidores também reivindicam mais segurança nas unidades de saúde, que segundo a categoria, são alvo de constantes ataques. Dados do Sindsaúde apontam que só este ano já foram registrados três casos de invasões e assaltos à mão armada em unidades básicas. O episódio mais recente foi na unidade Vale Dourado, quando uma servidora foi assaltada com uma arma na cabeça.

Por fim, o movimento põe em pauta também a reabertura da Maternidade Leide Morais e demais unidades fechadas ou em reformas; o cumprimento dos acordos passados; a defesa da jornada e dos plantões e o fim do assédio moral nas unidades de saúde.

Fonte: No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.