terça-feira, 24 de junho de 2014

Fifa abrirá investigação e pode punir Suárez por mordida em Chiellini

Suárez e Chiellini logo após o polêmico lance da mordida (© Getty)

A Fifa anunciou logo após a vitória do Uruguai por 1 a 0 sobre a Itália, nesta terça-feira, que abrirá um processo de investigação para apurar a mordida de Luis Suárez em Chiellini, ocorrida no segundo tempo da partida realizada na Arena das Dunas, em Natal.

Marca da mordida no ombro de ChielliniSe for considerado culpado, o atacante do Liverpool pode acabar punido com a suspensão de um ou mais jogos, podendo até não jogar mais nesta Copa do Mundo, dependendo, claro, do desempenho de sua seleção.
"Estamos aguardando os relatórios oficiais e vamos reunir todos os elementos necessários para avaliar a questão", afirmou a Fifa, por e-mail, à ESPN.
O Código Disciplinar da Fifa, em seu artigo 77,  prevê a possibilidade de imposição de pena ao atleta mesmo que ele não tenha sido advertido pelo juiz durante a partida, neste caso pelo mexicano Marco Rodriguez, que, na hora, nada apontou.

Diz o artigo 77

O Comitê Disciplinar é responsável por:
a) Punir infrações graves que tenham escapado à atenção dos oficiais (trio de arbitragem);
b) Retificar erros óbvios nas decisões disciplinares dos árbitros;
c) Estender a duração de uma suspensão automática;
d) Anunciar sanções adicionais.
Suárez pode ser enquadrado pelo que prevê a letra "a".
De cordo com o parágrafo 3º do artigo 96 do mesmo Código Disciplinar da Fifa, são admissíveis vários tipos de material para comprovar se houve ou não uma infração.
- Relatório do trio de arbitragem responsável pelo jogo;
- Declarações das partes [envolvidas] e testemunhas;
- Gravações em áudio e/ou vídeo;
- Qualquer outro tipo de material.
Em 1994, o italiano Mauro Tassotti deu uma cotovelada no espanhol Luís Enrique nas quartas de final da Copa do Mundo disputada nos Estados Unidos e não foi punido pelo árbitro, em lance que seria pênalti para a Fúria.
Depois, no entanto, a Fifa avaliou o caso e decidiu punir Tassotti, que pegou oito partidas de suspensão e acabou não mais atuando naquele Mundial.

Fonte: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.