domingo, 14 de setembro de 2014

Bellucci bate espanhol e recoloca Brasil na elite do tênis

Thomaz Bellucci celebra a vitória sobre Agut
* Uol - Muitas vezes contestado, Thomaz Bellucci (83º do mundo) se transformou no herói da equipe brasileira na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Na tarde deste domingo, ele derrotou o espanhol Roberto Bautista Agut (15º) por 3 sets a 1 (6-4, 3-6, 6-3 e 6-2), em 2h59 de partida, e garantiu o país na elite do tênis mundial na temporada de 2015.

O triunfo de Bellucci fez com que o Brasil fechasse o confronto com a Espanha em 3 a 1. Na sexta-feira, Bellucci já havia batido Pablo Andújar (44º) por 3 sets a 2, após perder os dois primeiros sets, em uma batalha de 4h02 de duração.
Com a vitória, o Brasil volta ao Grupo Mundial após disputá-lo em 2013, quando caiu na primeira rodada frente aos Estados Unidos, fora de casa.
Já a Espanha amargou o rebaixamento para o Zonal Europeu, equivalente a segunda divisão do Grupo Mundial. Os espanhóis não viviam tal situação desde 1996.
Além de empurrar a Espanha para o abismo, o Brasil tornou-se o primeiro país a vencer os europeus em um confronto disputado no saibro desde 1999. Na mesma ocasião, Guga e companhia superaram os europeus na cidade de Lérida.
"Não tenho o que falar. Estou muito emocionado. Só Deus sabe quanto foi importante para mim este jogo. Hoje é um dia dos mais emocionantes da minha carreira. Hoje fui recompensado pelo trabalho e dedicação que sempre tive. Feliz por dar esta vitória ao time", afirmou Bellucci em entrevista ao SporTV.
"Só tenho de agradecer a minha equipe, é incrível ganhar da Espanha. São todos muito merecedores. Obrigado ao público, que fez toda a diferença. Espero que possamos jogar a primeira rodada do Grupo Mundial aqui e botar o terror em quem quer que seja", disse o capitão João Zwetsch.
O quinto jogo, que deveria ser entre Rogério Dutra Silva (201º do mundo) e Pablo Andújar (44º) não precisou ser realizado.
Com a classificação garantida, o Brasil aguarda a definição do ranking da Copa Davis para saber quais poderão ser seus rivais no próximo ano. O sorteio será realizado na quinta-feira.
1º set:  Na primeira vez que foram ao saque, os dois tenistas não tiveram problemas para confirmar o serviço.  Porém, logo no quarto game, Bellucci teve seu saque quebrado após jogar uma bola na rede. Na sequência,  o brasileiro teve tudo para devolver a quebra, mas desperdiçou as cinco chances que teve, frustrando o público no Ibirapuera.No sétimo game, porém,  o brasileiro não vacilou. Quebrou o saque sem perder nenhum ponto e diminuiu sua desvantagem para 3-4. Empolgado e errando pouco, Bellucci dominou a parcial e conseguiu fechar lá em 6-4. Foram cinco games seguidos vencidos sem maiores dificuldades. Agressivo, o tenista Paulista distribuiu 19  contra sete do rival.
2º set:  Batista Agut não se incomodou com a desvantagem e Bellucci não aproveitou o momento. O espanhol conseguiu facilmente abrir 5 a 1. Além de elevar seu nível,  contou com várias besteiras do brasileiro, que cometeu um total de 17 erros não-forçados na parcial. Apesar de ter o saque quebrado quando podia fazer 6 a 1, Agut soube manter a calma para fechar o set em 6 a 3.
3º set:  Pela primeira vez em todo o jogo, Bellucci conseguiu sair na frente no placar. Para melhorar, quebrou o saque de Agut na sequência para fazer 2 a 0, depois 3 a 0, e deixar a vitória na parcial bem encaminhada. Mas veio o sétimo game, e o brasileiro se complicou. Cometeu erros bolos e trouxe o espanhol de volta ao jogo com uma quebra. Mas Agut vacilou. Depois de fazer 40 a 0, perdeu seu saque. Confiante, Bellucci sacou para fechar a parcial em 6 a 3.
4º set: Foi uma parcial muito tensa e que foi ganhando toques dramáticos. Nos cinco primeiros games, foram três quebras de saque no total. Bellucci liderava por 3 a 2, quando teve de encarar cinco break points. Porém, conseguiu excelentes saques para fazer 4 a 2 e encaminhar o triunfo que fez a torcida do Ibirapuera explodir de alegria.
Para lembrar: Esta foi a 26ª partida de Bellucci em simples na Copa Davis. Ele tem agora 16 vitórias e dez derrotas.
Assim como havia acontecido na sexta-feira, o placar eletrônico voltou a apresentar problemas. Uma pane fez com que um dos marcadores ficasse apagado do fim do primeiro set até o início do terceiro. Foram várias as reclamações dos torcedores. Apenas aqueles que estavam sentados na arquibancada do lado oposto ao do juiz conseguiam visualizar um placar que funcionasse corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.