quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Justiça condena Alberto Youssef a 4 anos e 4 meses de prisão por corrupção

* R7 - A Justiça Federal do Paraná condenou nesta quarta-feira (17) o doleiro Alberto Youssef a 4 anos e 4 meses pelo crime de corrupção ativa no Caso Banestado — escândalo de evasão de divisas ocorrido na década de 1990.

A ação penal foi originariamente proposta em 2003 pelo MPF (MInistério Público Federal), mas foi suspensa em decorrência de acordo de colaboração premiada celebrado pelo MP e pela Justiça do Paraná com Alberto Youssef.
O doleiro foi condenado porque obteve, em 1998, um empréstimo fraudulento de US$ 1,5 milhão junto ao Banestado para a Jabur Toyopar Importação e Comércio de Veículos Ltda., mediante pagamento de propina de US$ 131 mil ao então diretor de Operações Internacionais da instituição financeira.
Na mesma sentença, o juiz Sérgio Moro absolve o doleiro da imputação do crime de gestão fraudulenta em instituição financeira. O juiz condenou Youssef ao regime fechado — o doleiro está preso desde 17 de março por sua participação nos crimes investigados pela operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal.
A ação contra Youssef havia sido suspensa em 2004, quando o doleiro fez delação premiada e revelou bastidores de um grande esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas por meio do Banestado.Com a descoberta da participação de Youssef nos crimes da Lava Jato, a Justiça reabriu duas ações penais contra o doleiro.
Em decorrência dos fatos apurados na Operação Lava Jato, o acordo, a pedido do Ministério Público Federal, foi declarado rompido e a ação penal retomou seu curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.