sábado, 11 de outubro de 2014

Com um atleta a menos, Botafogo bate Corinthians na raça e com gol polêmico

new caption
* Uol - Um time que não recebe salários em dia, que convive com a ameaça de demissões e que amarga a lanterna do campeonato nem sempre é um time que faz corpo mole. Certamente, esse não é o caso do Botafogo, que mostrou muita dedicação neste sábado e venceu o Corinthians, que briga no topo da tabela, por 1 a 0, em Manaus.

Depois de uma semana conturbada fora de campo, com as demissões de Emerson e mais três jogadores, os cariocas fizeram um jogo inteligente e aproveitaram um pênalti duvidoso para vencer e chegar à primeira vitória depois de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. O triunfo ainda pareceu maior porque o Botafogo jogou com um a menos desde os 26 minutos do segundo tempo (e o jogo foi até os 50 minutos).
Já o Corinthians, que vinha de um triunfo sobre o líder Cruzeiro, voltou a apresentar um futebol irregular e com poucas opções ofensivas, talvez por que não tivesse Guerrero, na seleção peruana.  Além de criar pouco, o time esteve desorganizado e deixou muito espaço na defesa. O time voltará a campo pelo Brasileiro contra o Internacional no próximo domingo (na quarta pega o Atlético-MG pelas quartas da Copa do Brasil). No mesmo dia, o Botafogo pegará o Sport.
Fases do jogo. Com um começo muito equilibrado, o primeiro tempo alternou períodos de predomínio de cada equipe. O Corinthians chegou a acertar uma bola no travessão, mas o Botafogo respondeu obrigando o goleiro Cássio a fazer boas defesas.
Após um cruzamento, a bola resvalou no braço do lateral corintiano Fábio Santos dentro da área, e a arbitragem interpretou que se tratava de um lance faltoso. Wallyson cobrou bem o pênalti e abriu o placar. Com o gol, o Botafogo se estabilizou atrás e contou com a falta de organização corintiana para administrar a partida.
Na desvantagem, o Corinthians deveria partir para cima no segundo tempo, mas o que se viu foi uma equipe confusa e nervosa, incapaz de ameaçar perigosamente o gol rival. O jogo mudou quando o botafoguense Bolatti foi expulso aos 26 minutos e deixou o Corinthians com vantagem numérica. Os paulistas partiram para cima, pressionaram, viram até o goleiro Cássio ir para a área rival, mas em vão.
O melhor. Helton Leite. O terceiro goleiro do Botafogo foi escalado porque o titular está servindo a seleção brasileira, enquanto o reserva está na seleção olímpica. Helton não decepcionou e jogou uma partida segura. Ele fez pelo menos três defesas espetaculares, uma delas depois de tropeçar num pedaço do gramado que se descolou. 
O pior. Jadson. O meia entrou no segundo tempo para tentar mudar a partida. Mesmo com um homem a menos do outro lado, ele não conseguiu achar espaços e fazer a diferença para a sua equipe.
Chave do jogo. A raça do Botafogo. Mesmo vivendo uma grave crise, com salários atrasados, demissões e a lanterna da tabela, o time carioca mostrou muito empenho, principalmente na marcação do adversário. O Botafogo quase não deu espaço para o Corinthians jogar, em uma entrega em campo que não condiz com os problemas que o time vive fora dele.
Toque dos técnicos. Mano Menezes e Vágner Mancini protagonizaram um duelo à parte na beira do gramado. Eles discutiram em alguns momentos, se provocaram em outros, e o corintiano chegou a quase a entrar em campo para segurar uma bola que sairia pela lateral, para desespero do rival botafoguense. Eles também "alugaram" os ouvidos dos juízes.
Para lembrar:
Bola na mão ou mão na bola? A maior polêmica de arbitragem neste Brasileiro, os casos de bola na mão ou mão na bola, voltou à tona na partida.  O gol do Botafogo, que abriu o placar, foi fruto de um pênalti polêmico, no qual o toque do corintiano Fabio Santos na bola é passível de interpretação. Com a ajuda de um auxiliar de fundo, o juiz marcou a infração, mas não evitou os protestos do Corinthians.
Robin Hood. O Corinthians foi apelidado de Robin Hood depois de mais uma derrota para um time da parte de baixo da tabela. O motivo é que, assim como o personagem folclórico, ele costuma prejudicar os times de cima e favorecer os de baixo. No campeonato, a equipe de Mano Menezes já perdeu para todos os sete últimos colocados – na última rodada, porém, ele venceu o quase imbatível líder Cruzeiro.
Uma casa na Amazônia. O Botafogo resolveu mandar o jogo na Arena Amazônia e teve a maioria da torcida nas arquibancadas. Em geral, o público do Norte do país torce por equipes cariocas mais do que pelas paulistas. O gramado do estádio, porém, estava em péssimas condições e chegou a se soltar em várias partes.
Botafogo x Corinthians
Campeonato Brasileiro
Data: 11/10/2014, às 18h30
Local: Arena Amazônia, em Manaus
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Bruno Rafael Pires(GO)
Gols: Wallyson, aos 29min do 1º tempo
Cartões amarelos: Yuri Mamute, Rogério, Bolatti (Botafogo); Fágner, Fábio Santos (Corinthians)
Cartão vermelho: Bolatti (Botafogo)
Público: 21.969 pessoas


Botafogo
Helton Leite; Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Bolatti, Gabriel, Rodrigo Souto e Wallyson (Andreazzi); Rogério (Matheus) e Yuri Mamute (Murilo). Técnico:Vagner Mancini

Corinthians
Cássio; Fagner (Jadson), Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Guilherme Andrade (Malcolm), Bruno Henrique (Gustavo Tocantins), Petros e Danilo; Luciano e Romero. Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.