segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alunas de escola no Oeste potiguar criam telhas de papel reciclado


Alunas da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, desenvolveram telhas feitas com papel reciclado. É o que mostra matéria exibida na manhã desta sexta-feira (7) no Bom Dia RN.
"Queríamos propor uma forma de reciclar esse material, então resolvemos fazer uma telha, porque sabemos que a forma de fabricação de uma telha comum agride muito o meio ambiente e a nossa não. Pegamos algo que era unicamente lixo e transformamos em algo útil", explica Raquel Carvalho, estudante envolvida no projeto.
O processo de produção da telha dura em média 3 horas. É preciso 100 folhas de papel sulfite. As folhas são cortadas em pedaços pequenos e misturadas com água fervente. Em seguida, os papeis são triturados e amassados. Para finalizar, acrescenta-se cola. A assa é colocada em um molde de telhas convencionais, onde ficam por 5 dias para secar.
Os resultados obtidos estão sendo apresentados na 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada na Universidade Federal Rural do do Semiárido (UFERSA). "Concluímos, após vários testes, que nossas telhas realmente são fortes, resistentes e impermeáveis. Duram até 60 anos e suportam mais de 210 quilos de peso", afirma a estudante Nayara Rayane Fernandes.
Fonte: Atualidades via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.