sábado, 18 de abril de 2015

Grêmio vence o Juventude e é finalista do Gauchão

Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

* Bol - O Grêmio foi seguro. Não sofreu grande ameaça em momento algum e confirmou a classificação para a final do Gauchão. Neste sábado, o time de Luiz Felipe Scolari já entrou em vantagem pela vitória no duelo de ida, mas mesmo assim venceu o Juventude por no 2 a 1, na Arena. Graças aos gols de Luan e Pedro Geromel, agora o Tricolor aguarda um adversário para a decisão. 

O Grêmio terá a chance de romper o jejum de títulos que dura desde 2010. São quatro edições de Gauchão em que o Internacional vence repetidamente. Em duas delas, nem na final o Tricolor chegou. 
 
O outro finalista será conhecido neste domingo. Internacional e Brasil de Pelotas jogam no Beira-Rio. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 no estádio Aldo Dapuzzo. As finais do Gauchão ocorrem nos dois domingos seguintes, dias 26 de abril e 3 de maio. 
 
Fases do jogo: 
O Grêmio poderia empatar, o Juventude precisava vencer, mas parecia que os personagens estavam invertidos em campo. Porque o Tricolor atacou desde o início do jogo, e o Ju se manteve postado defensivamente explorando contra-ataques. A posse de bola foi suprema gremista, e as chances não demoraram a aparecer. 
 
Aos 19 minutos de jogo, uma troca de passes teve último toque de Maicon, que enfiou para Luan. O meia-atacante ficaria cara a cara com o goleiro, mas Diogo colocou para escanteio. Acuado, o técnico Picolli resolveu mudar o Juventude aos 19 minutos do primeiro tempo. Lucas, que é volante, substituiu Pereira e desmontou o esquema de cinco defensores. 
 
Sobrou espaços. Ainda mais com uma jogada individual de qualidada. Giuliano driblou três marcadores na entrada da área e rolou para Luan. Aos 28 minutos, o meia-atacante bateu rasteiro e colocou na rede abrindo o marcador. 
 
E as oportunidades seguiram aparecendo. Aos 34 minutos, Giuliano colocou Braian Rodríguez na cara do gol. O uruguaio bateu, mas o goleiro Airton pegou. Três minutos mais tarde, Douglas escorou para Giuliano, que bateu de primeira, mas o goleiro defendeu. 
 
Só que no fim do primeiro tempo, o Juventude igualou. Em uma das raras vezes que chego ao ataque, o time visitante contou com levantamento de Alan Schons e Douglas colocou na rede aos 44. Apito final com 1 a 1 no placar. 
 
A primeira chance do segundo tempo foi gremista. Luan, aos 12, bateu de dentro da área e Airton pegou. O quadro do jogo mostrava ainda o time da casa melhor na partida. E o Ju baseado apenas no contra-ataque. 
 
E superior na partida, o Grêmio acabou com qualquer chance do adversário aos 30 minutos do segundo tempo. Escanteio cobrado por Douglas e Pedro Geromel subiu mais alto que a marcação para colocar na rede, de cabeça, o segundo gol gremista, e vaga na final. 
 
O melhor: Giuliano - Deu ritmo ao meio-campo gremista e ainda uma assistência para o gol. 
 
O pior: Braian Rodríguez - O centroavante perdeu ao menos duas chances na cara do goleiro do Juventude. 
 
Chave do jogo: Segurança - Com a classificação encaminhada no jogo de ida, o Grêmio não foi ameaçado. Levou um gol em jogada isolada e confirmou superioridade no fim do jogo.
 
Toque dos técnicos: 
O Grêmio tem por determinação não alterar a forma de jogar. Utilizou Luan aberto na esquerda, Douglas centralizado, Giuliano na direita e Braian Rodríguez no comando do ataque. Mesmo em vantagem, atuou em busca do resultado, manteve a posse da bola e criou mais. 
 
Já o Juventude também não mostrou-se com postura diferente por conta da derrota por 1 a 0 o jogo de ida. Picolli usou o mesmo sistema que fez seu time crescer no Gauchão. Foram cinco defensores, três zagueiros e dois laterais. Quatro jogadores no meio-campo e apenas um atacante. Recuado, o Ju 'chamou' o Grêmio e tentou usar o contra-ataque para conseguir igualar o resultado.  
 
Antes dos 20 minutos do primeiro tempo, percebendo que não consguiria o resultado, o treinador do Juventude abriu mão da defesa, sacou Pereira e colocou o volante Lucas, passando o time ao 4-5-1.
 
Para lembrar: 
Felipão na China? Uma nova proposta do futebol chinês ameaça a permanência de Felipão no Grêmio após o Gauchão. O clube não comentou a informação antes da semifinal. 
 
Juventude de laranja. Com uniforme laranja, o Juventude conseguiu a arrancada que o levou às fases finais do Gauchão. Neste sábado, voltou a usar a camisa contra o Grêmio. 
 
GRÊMIO 2 X 1 JUVENTUDE
 
Data: 18/04/2015 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliares: José Eduardo Calza e Marcelo Oliveira e Silva
Renda: R$ 1.268.501,00
Público: 32.855 (presentes)
Cartões amarelos: Alan Schons (JUV)
Gols: Luan, do Grêmio, aos 28 minutos do primeiro tempo; Douglas, do Juventude, aos 44 minutos do primeiro tempo; Pedro Geromel, do Grêmio, aos 30 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Maicon, Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas (Walace) e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute) (Lincoln). 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
JUVENTUDE
Airton; Diogo, Pereira (Lucas) e Heverton; Hélder, Vacaria (Zulu), Alan Schons (Brenner), Wallacer e Itaqui; Douglas e Rogerinho.
Técnico: Picolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.