segunda-feira, 11 de maio de 2015

Igreja lança rede social, diz que web é ideal para buscar cara-metade, mas pede 'namoro católico'

Interface da nova rede social católica

A pesca milagrosa. Na Bíblia, esse é o nome dado à passagem na qual dois pescadores frustrados, ao avistarem Jesus, lançam novamente as redes ao mar e são recompensados com uma grande quantidade de peixes. Dessa vez, a Arquidiocese do Rio é que se lança nas redes, dando início a uma pescaria virtual de almas. Há uma semana, o arcebispo Dom Orani João Tempesta apresentou a AreaCatolica, uma rede social voltada para católicos. E o milagre da multiplicação já começou: nos sete primeiros dias, cerca de 7 mil fiéis se cadastraram.

— É uma oportunidade de ir mais longe no trabalho de evangelização — diz o arcebispo, que aponta suas expectativas para o ambiente virtual: — Um lugar onde os católicos poderão discutir, partilhar experiências e vivenciar cada vez mais a alegria do evangelho.
O gerente de projetos Alexandre Varela, integrante da equipe que administra o site, conta que a ideia surgiu por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
— Vimos milhares de jovens fazendo amizades e discutindo a fé na Praia de Copacabana. Quando a Jornada acabasse, como iríamos manter aquela união? Então tivemos a ideia de virtualizar esse cenário — conta Alexandre, ressaltando que o objetivo não é concorrer com o gigante Facebook: — É algo complementar. No Facebook você encontra de tudo. A AreaCatolica é um espaço para conversar e encontrar pessoas de uma mesma religião.
E se engana quem acha que a AreaCatolica é um ambiente sisudo por reunir pessoas cujo principal interesse comum é a religião. Na rede social, é possível participar de grupos como o “Escolástica da depressão”, que publica piadas e charges divertidas envolvendo religião, ou o “WhatsApp católico”, no qual os internautas divulgam seus números de telefone para que sejam encontrados pelos outros usuários no aplicativo de celular.
Para Alexandre, o ambiente pode até ser uma boa opção para quem está à procura de sua cara-metade.
— Tecnicamente, é um ótimo lugar se você está em busca de alguém que tenha os mesmos valores que os seus. Agora, o que quer que aconteça na rede, que seja católico. Se encontrar uma cara-metade, que resulte num belíssimo namoro católico e, de preferência, acabe em casamento — brinca ele.
Essa não é a primeira vez que a Igreja Católica se aventura pelas redes sociais no Brasil. Em 2007, a comunidade Canção Nova lançou o site Gente de Fé, que chegou a reunir 18 mil usuários. Depois desse, vieram outros, como o ClickRA, do Santuário Nacional de Aparecida, e o Nação Católica, da Associação Senhor Jesus. As experiências mais recentes foram o Tribboo, lançado em 2010, e o eCatholicus, que surgiu em 2013.

* Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.