sábado, 6 de fevereiro de 2016

Terremoto de magnitude 6,4 deixa ao menos 14 mortos em Taiwan


Na madrugada deste sábado (6) em Taiwan, um terremoto de 6,4 na escala Richter deixou pelo menos 14 mortos e 484 feridos, de acordo com informações da agência de notícias oficial de Taiwan, “Central News Agency”.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) divulgou em seu Twitter a magnitude e o epicentro do tremor, que aconteceu às 17h57 de sexta-feira (5), pelo horário de Brasília – 3h57 do de sábado (6), horário de Taiwan.
De acordo com o site do canal de notícias americano, CNN, mais de 200 feridos foram retirados dos escombros de prédios, a maioria de um prédio residencial, de 17 andares na cidade de Tainan. Um usuário do Instagram registrou a condição prédio após o terremoto:
O terremoto destruiu edifícios e deixou outros inclinados, causou vazamento de gás e deixou carros soterrados. Ainda por causa do terremoto, 168mil casas estão sem energia e 40 mil, sem água. Um posto de gasolina localizado em frente de um edifício danificado foi evacuado e o combustível, retirado devido ao perigo de desmoronamento.
A maioria dos mortos e dos sobreviventes que ficaram presos nos escombros estava no edifício de 17 andares Wei Kunan, o mais atingido entre os 14 que desmoronaram ou que ficaram seriamente danificados devido ao sismo. Um dos mortos é um bebê de apenas dez dias.
O trem de alta velocidade que liga o Sul ao Norte da ilha interrompeu os serviços num dia em que muitos moradores de Taiwan se deslocam para celebrar com familiares o Ano-Novo Lunar, cuja passagem se celebra na noite deste domingo.
O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, disse que estão sendo preparadas 1,2 mil camas em escolas e outros locais para acolher temporariamente as vítimas. Entretanto, os sismólogos de Taiwan advertiram que ainda se esperam outros tremores de mais de 6 graus na escala Richter na ilha este ano, sem afastar a hipótese que mais tremores ocorram nas próximas semanas.
Em setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,6 deixou cerca de 2,4 mil mortos em Taiwan.
*Com informações de Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.