sábado, 22 de abril de 2017

“Corrupção, desvios, intrigas e até sexo” dentro do Vaticano


Esse texto publicado no Yahoo é da agência de noticias AFP. Originalmente ele foi publicado em Italiano e o BG fez a tradução através do Google Tradutor. Portanto algumas imprecisões ficarão claras. Mas devido a gravidade estamos publicando.

 Segue:


A empresa italiana Film Group Leone, fundada pelo mestre de ‘western spaghetti’ Sergio Leone, está preparando uma série de TV sobre o escândalo chamado de ‘Vatileaks’ com o sexo e intriga no Vaticano.
O grupo comprou os direitos de uma série de livros de jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, que investigou o caso.
O escândalo abalou a Igreja Católica em 2012 para descobrir uma rede de corrupção e extravagância na Cúria Romana.
“Eu lhe pedi para aconselhá-los sobre o roteiro”, disse à AFP Nuzzi, um dos dois jornalistas em julgamento em 2015 e depois absolvido pelo justiça do Vaticano pelo vazamento de documentos reservados.
Nuzzi é autor, entre outros livros ‘Sua Santidade: Os papéis secretos de Benedicto XVI’, com base em documentos vazados pelo mordomo do então Papa Benedicto XVI, e ‘Via Crucis’, que explora a resistência interna a Papa Francisco para reformar e limpar a Igreja.
“A partir do momento que comecei a escrever estes livros em 2008 entrei num mundo intrigante dos comentários, reuniões em lugares secretos, revelações de documentos, papais e escândalos”, confessou Nuzzi disse em um comunicado.
“É um jogo de sombras construídas com sexo, negócios e dinheiro. Eu gostaria muitas pessoas a ser informado sobre a batalha entre o bem e o mal é desencadeado na Praça de São Pedro”, acrescentou.
A luta pelo poder no Vaticano e os escândalos por acusações de lavagem de dinheiro e corrupção com as finanças da Santa Sé contribuiu para a decisão surpreendente do Papa Benedicto XVI a renunciar em 2013, os primeiros sete séculos.
Em seus livros, Nuzzi revela detalhes sobre a má administração das finanças do Vaticano e garante que tem havido “perdas em inventário” e “buracos” de até 700.000 euros no balanço do supermercado do Vaticano e de largura para 400 milhões euros de Óbolo de São Pedro, com doações de todo o mundo para a Roman Curia, ou seja, a gestão da burocracia interna.
Os textos também denunciam as partes deslumbrantes e reuniões secretas nos corredores do poder, alguns deles sexual.
“Estou contente pela série que será feita em Inglês”, disse Nuzzi à AFP.
“É uma história internacional que envolve não só o Vaticano, mas muitos países”, disse ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.