sexta-feira, 21 de abril de 2017

Natal e Mossoró se destacam na lista das 50 cidades mais violentas do mundo


No quesito violência, o Rio Grande do Norte volta a aparecer com destaque no ranking que destaca as cidades mais violentas do mundo. Segundo matéria veiculada nesta quinta-feira no jornal O Estado de São Paulo, com base em levantamento publicado pela The Economist, do Igarapé Institute, um think-tank brasileiro independente, as cidades de Natal (RN) e Mossoró (RN) estão entre as 50 mais violentas do mundo.  Natal é considerada a 33ª cidade mais violenta do mundo, sendo superada por Mossoró, que  se posiciona  no 18º lugar.

A posição de Natal e Mossoró no degradante ranking da violência mundial chama também atenção por alguns detalhes: ambas as cidades potiguares superam violência  cidades como Tijuana (México), Cali (Colômbia), Palmira (Colômbia), Santa Ana (El Salvador), entre outras.

MAIS VIOLENTAS

A América Latina continua a ser a região mais violenta do mundo, levando-se em consideração países que não estão em guerra: 43 das 50 cidades com mais homicídios do mundo e oito entre os top 10 estão na América Latina e no Caribe.
Das 50 cidades mais violentas do mundo, 25 estão no Brasil. O Brasil domina o meio do ranking. Isso reflete principalmente sua grande população. Durante o ano passado, a violência mudou de lugar dentro do Brasil. A taxa de assassinato caiu nas maiores cidades, mas aumentou em menores. Em Marabá e Viamão, os homicídios aumentaram em 20% em um ano, enquanto em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, os assassinatos caíram 55% entre 2014 e 2015. Por conta do tamanho, o Brasil lidera como capital mundial do homicídio.
El Salvador continuou sendo o primeiro do ranking. Em 2015 e 2016 foi considerado o país mais violento do mundo e sua capital, San Salvador, a cidade com mais homicídios.
Somente dois países fora da América Latina possuem cidades no top 50: Estados Unidos e África do Sul. Nos Estados Unidos, o único país rico nesta lista, um pico nos homicídios levou Detroit e Nova Orleans a se juntarem a St. Louis e Baltimore, que já figuravam na lista do ano passado. A África do Sul é o único país fora das Américas neste ranking. Duas novas cidades, Nelson Mandela Bay e Buffalo City, foram adicionadas à lista, principalmente porque a coleta de dados está melhorando no país. A taxa de homicídios na África do Sul subiu 5% no ano passado, embora outros crimes violentos caíram.
Fonte: Estadão



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.