segunda-feira, 5 de junho de 2017

Santa Rita é a cidade mais violenta da Paraíba e a 22ª do país, diz levantamento

PB é um dos estados mais violentos

Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, é a cidade da Paraíba com o maior índice de homicídios em 2015. Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta segunda-feira (5), o município é também o 22º mais violento de todo o Brasil, considerando a soma da taxa de homicídios e o número de Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI). 


Confira aqui a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, a cidade paraibana atingiu uma taxa em 2015 de 74,1 homicídios para cada 100 mil habitantes. A cidade mais violenta do país é Altamira (PA), que fica a 816 km da capital Belém, e que acumula uma soma de 107.

Paraíba é o 10º estado mais violento

A Paraíba também apareceu no ranking produzido pelo Ipea em uma zona incômoda. Das 27 unidades federativas do país, o estado ocupa a 10º posição com 1.522 homicídios e uma taxa de 38,3 para cada 100 mil habitantes. 

Desde 2011, no entanto, a taxa vem diminuindo na Paraíba. Na comparação com o levantamento da violência entre 2014 e 2015, a baixa na taxa de homicídios foi de 2,6%. Já na análise em um universo de dez anos, de 2005 até 2015, o aumento nas mortes causadas por assassinatos é de 89,4 %. 

Na pesquisa, quatro cidades paraibanas foram analisadas, já que são as únicas do estado que possuem uma população acima de 100 mil habitantes, critério utilizado pelo Ipea para a produção do levantamento. Depois de Santa Rita, aparecem no ranking das mais violentas da Paraíba as cidades de João Pessoa com 476 homicídios e uma taxa de 60,1; Patos, com 60 assassinatos e uma taxa de 56,4; enquanto Campina Grande fecha o ranking estadual com 169 mortes e uma taxa de 41,7.

Mortes por intervenção policial

Quando se fala de violência policial, a Paraíba aparece como um dos estados em que a polícia menos mata. Isso porque na pesquisa do Ipea, com os dados relacionado a 2015, o estado está na 21ª colocação entre as unidades federativas que mais registraram mortes decorrentes de intervenção policial. Foram 15 homicídios em 2015, oito a menos do que o registrado em 2014, quando 23 mortes foram atribuídas à polícia. 

Homicídios de negros e de mulheres

Quando se trata das minorias, a Paraíba é um dos estados mais violentos para quem é negro e quem é mulher. O estado é o sexto colocado no ranking de homicídios contra negros no Brasil, com uma taxa de 52,3. Para se ter uma ideia, a taxa de assassinatos de indivíduos não negros é de 6,1 na Paraíba.

Na análise relacionada à violência contra a mulher, a Paraíba está na 11ª colocação. Em 2015, a taxa de homicídios foi de 5,3. A quantidade aumenta quando se observa os crimes com mulheres negras. Neste sentindo, o indicador chega a 6,6.

Segundo o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, os resultados do Ipea demonstram de fato a realidade do país. De acordo com ele, apesar dos números alarmantes, vem havendo uma diminuição significativa nos índices da Paraíba. "Não há nada o que comemorar. Mas de 2011 para cá a violência vem diminuindo e a pesquisa evidencia isso. A própria cidade de Santa Rita, que ainda é a mais violenta do estado, vivia uma situação bem pior. E também nela houve uma diminuição nos índices graças as políticas de segurança que estamos fazendo", avaliou Cláudio Lima.



* Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.