A vida de uma mulher de 45 anos mudou completamente na tarde da segunda-feira (7), em Currais Novos. Com um tumor de aproximadamente 10kg em um de seus ovários, ela, enfim, conseguiu realizar a cirurgia para a retirada, que ocorreu no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho. O tamanho do cisto impressionou a equipe médica.
A paciente relatou, em consulta, que estava há dois anos aguardando pela cirurgia. Os exames apontavam para um tumor benigno, o que deverá ser confirmado após o exame laboratorial do material retirado. Segundo os médicos que realizaram o procedimento, esses cistos crescem rapidamente.
“A paciente me procurou no ambulatório da cirurgia geral e disse que aguardava há dois anos pela cirurgia. Era um cisto no ovário direito, provavelmente benigno, mas foi para a biópsia. Eram mais de 10 litros”, explicou a cirurgiã Nayana Campero, que participou do procedimento.
De acordo com o cirurgião oncológico Anderson Neves, que também participou da cirurgia, essas lesões de tamanho muito grande e que o paciente passa muito tempo (para operar), muitas vezes são lesões benígnas, causam poucos sintomas. Só vão causar sintomas quando atingem tamanhos maiores e provocam a compressão de outros órgãos.
“Fica com a bexiga comprimida e o paciente percebe que está urinando com mais frequência, ou podem comprimir o reto e o paciente relatar dificuldade em evacuar… As lesões de ovários são praticamente silenciosas”, explicou o cirurgião, que relatou já ter realizado a retirada de um tumor de 13kg. “E vi notícia recente de uma retirada, no sudeste, de um (tumor) de 20kg”, disse o médico, explicando ainda que, devido ao tamanho da lesão, foi necessária a retirada do ovário direito e da trompa da paciente.
A recuperação, ainda de acordo com a equipe médica, é rápida e a mulher deverá receber alta ainda nesta terça-feira.
* Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.