terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cientistas criam nova vacina contra o vírus Ebola


Doença mata até 90% das vítimas em surtos esporádicos.
Vacina feita com ajuda da folha de tabaco foi testada em camundongos.


 
Vírus Ebola (Foto: CDC)
Vírus Ebola (Foto: CDC)
 

Cientistas norte-americanos publicaram nesta segunda-feira (5) uma pesquisa que representa um passo importante para a criação de uma vacina contra o Ebola. Esse vírus provoca uma febre hemorrágica perigosa, que mata até 90% de suas vítimas, em surtos que acontecem, na maioria das vezes, na África.
Os surtos da doença são localizados, passageiros e imprevisíveis. Por isso, a equipe liderada por Charles Arntzen, da Universidade do Estado de Arizona, propôs um tipo diferente de vacina. Em vez de aplicadas na infância, as doses seriam dadas apenas quando ocorresse a doença. Para isso, é preciso ter um bom estoque.
A maioria das vacinas candidatas já criadas usam vírus vivos geneticamente modificados, cujo armazenamento é custoso. “Se você tem algo que você vai ter que manter em temperaturas de nitrogênio líquido por anos, esperando que nunca haja um surto, isso se torna inviável na prática”, diz Arntzen.
A alternativa encontrada pelos pesquisadores foi a folha de tabaco. Eles conseguiram inserir parte do DNA do vírus na folha, de forma que ela produza a proteína que torna a vacina eficaz. E essa vacina é mais barata e mais facilmente descartável do que as outras candidatas, o que é uma vantagem, já que a produção seria esporádica.
A vacina foi testada em camundongos por especialistas do Exército dos EUA, porque o vírus tem grande potencial de infecção. Os resultados que eles encontraram nesses testes foram superiores aos de outras vacinas candidatas, o que mostra o potencial dessa pesquisa.
O estudo foi publicado pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.


Fonte: G1

Por Márcio Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.