quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Atirador que baleou três na Aclimação se entrega

Atirador que baleou três pessoas no centro de São Paulo se entrega

Atirador que baleou três na Aclimação se entrega

SÃO PAULO - Depois de atirar em três pessoas na região da Aclimação, no centro de São Paulo, e ficar mais de 8 horas cercado pela polícia, Fernando Gouveia, de 32 anos, se entregou na tarde desta quinta-feira, 18. Gouveia, portador de distúrbios psiquiátricos, baleou um oficial de justiça que tentou cumprir uma ordem de interdição, o enfermeiro que o acompanhava e uma psicóloga. O atirador iria passar por uma avaliação e depois seria levado para um hospital psiquiátrico em Itapira, no interior do Estado. Ele - que tem ferimentos na cabeça e nos braços - será levado para um hospital da região.
A polícia negociava a rendição de Gouveia desde 8h30. Inicialmente, as equipes mantinham contato com Gouveia por telefone. No período da tarde, a negociação passou a ser visual. Por volta das 16h50, a polícia entrou no sobrado onde o atirador mora na Rua Castro Alves. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) participou da negociação.
A polícia foi acionada e, ao chegar no local, encontrou o oficial de justiça Marcelo Ribeiro de Barros, de 49 anos, uma psicóloga, de 45, e um enfermeiro, de 37, caídos no chão. Os feridos foram socorridos e encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital do Servidor Público Municipal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles estão em estado estável.
As vítimas foram baleadas no corredor de acesso ao imóvel e correram para fora depois dos disparos. Gouveia teria baleado as vítimas com uma pistola 9 milímetros, atingindo o enfermeiro no rosto. O oficial levou um tiro no peito e a psicóloga foi alvejada de raspão no ombro.
De acordo com a mãe do suspeito, que acompanhou as negociações no local, o filho tem problemas psiquiátricos e mantinha armas em casa.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que o oficial trabalha no Fórum João Mendes Júnior e estava cumprindo um mandado. Não foram fornecidos detalhes do processo, por se tratar de ação que corre na Vara de Família, em segredo de Justiça. O TJ-SP informou que secretários da Secretaria da Presidência e da Secretaria da Saúde do tribunal estão acompanhando a situação do servidor.
Peça judicial. Durante as negociação com os policiais, o homem disparou contra os agentes que faziam o cerco e atingiu o escudo de proteção de um deles. De acordo com o tenente-coronel Marcelo Pignatari, ele chegou a ler por diversas vezes o documento que lhe foi entregue, discordando de seu conteúdo.
"A conversa não é fácil por ele estar bastante perturbado por uma medida judicial", disse o comandante à Record. "É uma pessoa que demonstra bastante perturbação e agitação. Estamos tentando convencer que o melhor que ele faz é se entregar". O comandante garantiu que a situação estava sob controle e não havia riscos para os vizinhos.
Gouveia informou durante a negociação com os PMs que foi ferido na cabeça e nos braços ao lutar com um dos funcionários da Justiça.
Clima. O cerco feito pela polícia interditou parte da Rua Castro Alves, entre a Rua Safira e a Avenida Armando Ferrentini, ao lado do Parque da Aclimação. Com a rotina afetada, diversos comerciantes fecharam as portas e moradores, orientados pela polícia, aguardam dentro de casa o desfecho da ocorrência. "Quando a gente abre a porta para dar uma olhada já pedem pra nos trancarmos", disse Hideraldo Luis Pereira, funcionário de uma imobiliária a 25 metros do local.
Uma escola de idiomas a 300 metros do sobrado cancelou uma reunião de pais que maraca para a tarde desta quinta-feira por causa da situação. De acordo com uma funcionária, que não se identificou, o portão foi fechado e, embora não haja impedimento, as pessoas evitam sair. "Estamos a uma distância razoável, mas reforçamos a segurança por precaução", disse. A unidade já não teria aulas nesta quinta. /COLABORARAM PEDRO DA ROCHA E WILLIAM CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.