quinta-feira, 28 de março de 2013


O Secretário de Estado do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Leonardo Rêgo, visitou, na tarde desta quarta-feira, 27, o trecho da Adutora Alto Oeste, no sentido Luís Gomes. O titular da SEMARH estava acompanhado de auxiliares da sua pasta, do Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto, técnicos da Caern e da empresa responsável pela execução dos serviços. 

O objetivo da visita foi fazer inspeção ao andamento das obras, cobrar celeridade e averiguar possíveis desperdícios de água. Leonardo continua cumprindo agenda administrativa na região. Durante os próximos dias, ele vai visitar alguns municípios onde estão sendo desenvolvidas ações que vêm para amenizar os efeitos da estiagem no Estado. Francisco Dantas consta no cronograma. Lá, nos últimos dias, foram perfurados oito poços que estão com vazão satisfatória. Outras cidades também serão visitadas pelo secretário. 

No próximo sábado, 30, à tarde, Leonardo vai participar, em São Miguel, de um movimento a favor da água, denominado de ‘S.O.S Seca’; bandeira que está sendo sustentada pela vereadora micaelense, Adalcina Vieira, com o respaldo de toda classe política e da sociedade da Terra do Arcanjo, que reivindicam a construção da barragem Poço de Varas, a inserção do município no trecho da adutora Alto Oeste e da transposição do Rio São Francisco e, ainda, a perfuração de poços e construção de cisternas. 

Desde que assumiu o cargo, há seis dias, Leonardo Rego informou que já foi dada a autorização para perfuração de 50 poços. Segundo dados apresentados pelo secretário, no último semestre, foram recuperados 149 poços e instalados outros 59. Além disso, 71 poços estão em fase de instalação e mais 251 foram perfurados e instalados, o que resulta em um total de 530 poços. De acordo com Leonardo Rêgo, a Semarh está firmando convênios com as prefeituras para a instalação e perfuração de mais 250 poços. 

Nos municípios de Tangará, Campo Redondo e Francisco Dantas, o convênio já está em prática. Também será iniciada a construção de 2.385 cisternas, além dos 54 municípios que serão contemplados para a construção de barreiros. “Estamos pleiteando um empenho junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a perfuração e instalação de mais 847 poços tubulares. A carta-consulta que foi apresentada está aprovada, mas este ainda é um pleito que será levado ao Governo Federal através de uma articulação política da governadora junto à bancada federal. Vale salientar que o Rio Grande do Norte tem, atualmente, 1,1 mil poços que estão perfurados e não instalados. 

Com a demanda que está sendo executada juntamente com a pleiteada conseguiremos zerar este número”, explica o titular de Recursos Hídricos. Sobre as obras estruturantes, a governadora também abordou a Barragem de Oiticica, que terá o convênio assinado na próxima segunda-feira (1), a Barragem de Umarizeira, no município de Umarizal, que já tem recursos assegurados e a perspectiva existente em relação à Barragem de Poço de Vara, no município de Coronel João Pessoa, que beneficiará além do próprio município, Venha Ver, São Miguel, Doutor Severiano e Encanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.