Os principais aeroportos do País, um total de 15, foram avaliados pelos passageiros brasileiros em pesquisa de indicadores de desempenho realizada pela Secretaria da Aviação Civil (SAC-PR).
Em uma escala de 1 a 5, a média da nota dos aeroportos foi de 3,81. O melhor avaliado foi o da capita potiguar que, em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, ocupava o 4º lugar. Por outro lado, Campinas, que era o primeiro, pulou agora para a 9ª colocação. Cuiabá voltou a ocupar o último lugar no ranking, antes ocupado por Guarulhos.
O primeiro levantamento de 2014 ocorreu entre os meses de janeiro e março e ouviu 18.062 pessoas. Ao todo foram avaliados 41 itens, que vão desde o meio de transporte usado para chegar aos terminais até o atendimento recebido na imigração ou aduana.
Dos quesitos avaliados, a melhor nota foi em relação a cordialidade dos funcionários no check-in. A nota média foi 4,29. O item pior avaliado foi o valor da alimentação: nota 2,16. Congonhas recebeu a pior nota em se tratando do preço da comida: 1,22. Nos aeroportos onde há lanchonete popular, a satisfação do passageiro tem melhorado. Em Curitiba, em um ano, a avaliação deste quesito aumentou 32%.
Dois itens que o ministro Moreira Franco cobrou muito desde que assumiu a pasta melhoraram de um ano para cá: conforto térmico (ar condicionado) e a limpeza dos aeroportos. Em ambos os quesitos, a nota ficou em torno de 4.
A pesquisa traz ainda outras informações, como o tipo de transporte usado para chegar ao aeroporto. Cerca de 70% por cento dos passageiros usam taxi. Outros 13% chegam de ônibus e os demais vão ao aeroporto em outros meios como metrô, trens, etc. A curiosidade fica por conta de Brasília, onde 9 em cada 10 passageiros usam o taxi como meio de transporte. Quanto ao motivo da viagem, 61% estavam a lazer, 32% a negócios e 4% por outros motivos.
Apesar da boa avaliação, o aeroporto Augusto Severo em breve voltará a ser usado para a aviação militar. O novo Aeroporto Internacional de Natal em São Gonçalo do Amarante, está previsto para começar a operar no próximo dia 22 de maio.
Fonte: No Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.