sábado, 23 de agosto de 2014

Pela quarta corrida seguida, Rosberg supera Hamilton e fica com a pole em Spa

Rosberg largará na pole

Se alguém ousa questionar a liderança de Nico Rosberg no campeonato, o alemão tem mostrado a cada corrida que é o grande favorito para ficar com o título do Mundial de Pilotos deste ano. Neste sábado, o germânico voltou a andar muito bem e garantiu a quarta pole consecutiva no campeonato, a sétima no ano. Já o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, mais uma vez largará na segunda colocação. No entanto, a disputa entre os dois pilotos da Mercedes promete ser acirrada na corrida.

Tirando os carros da Mercedes – que estão em um nível superior a todas as rivais – quem se saiu melhor no treino molhado deste sábado foi o alemão Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull fez o terceiro tempo mais rápido, sendo cerca de dois segundos mais lento do que os monopostos prateados. Logo em seguida apareceu Fernando Alonso, com sua Ferrari, e Daniel Ricciardo, também da Red Bull. Eles largarão na quarta e quinta colocações, respectivamente.
As Williams voltaram a mostrar que não são tão competitivas em pista molhada. Mais uma vez, os pilotos do time britânico encontraram muitas dificuldades para se manter na pista. Ainda assim, passaram com tranquilidade para o Q3. Valtteri Bottas agora largará na sexta colocação, enquanto o brasileiro Felipe Massa parte apenas em nono.
O treino de hoje também teve algumas surpresas, como por exemplo a classificação de uma Marussia para a segunda parte do treino. Isso porque Jules Bianchi mostrou qualidade na pista molhada e se aproveitou das dificuldades de algumas equipes intermediárias para garantir a passagem para o Q2.
O treino
Chuva atrapalhou o treino
Chuva atrapalhou o treino (Foto: Lotus)
A classificação deste sábado foi uma das mais complicadas para os pilotos. Com todos os treinos livres tendo sido realizados com pista seca – ou no máximo úmida – as escuderias não conseguiram ajustar os carros da maneira ideal para encarar a pista molhada durante o treino oficial.
A chuva que chegou a cair no Circuito de Spa-Francorchamps durante a madrugada, voltou aparecer durante a classificação, assim como previa a meteorologia. Apesar de todos os times terem a consciência de que teriam um treino com pista molhada, os ajustes nos carros acabam acontecendo mais de última hora. Assim, algumas equipes encontraram muitas dificuldades para encontrar o acerto ideal, o que fez com que a Force India, por exemplo, tivesse um de seus carros eliminados ainda na primeira parte.
Q1
A pista molhada fez com que a primeira parte do treino de classificação ganhasse em emoção. Os pilotos tiveram que mostrar habilidade para manterem os carros na pista. Nem mesmo a Mercedes tive vida fácil. Lewis Hamilton, por exemplo, chegou a passar reto na curva da “Bus Stop”.
Gutiérrez parou no meio do Q1 (Foto: Reprodução/SkySports)
Gutiérrez parou no meio do Q1 (Foto: Reprodução/SkySports)
E como não poderia deixar de ser, a chuva fez algumas surpresas. A maior delas foi a eliminação de Nico Hulkenberg ainda no Q1. O alemão não conseguiu fazer um bom tempo, principalmente por problemas de aquecimento ideal dos freios, e acabou apenas com o décimo oitavo tempo.
A segunda grande surpresa foi a classificação de Jules Bianchi, com a Marussia, para a segunda parte do treino. O francês fez o décimo quarto tempo no Q1 e garantiu a sua passagem para o Q2.
Outro que não conseguiu passar para a parte final do treino foi Pastor Maldonado, da Lotus. O venezuelano partirá na décima sétima colocação. Esteban Gutiérrez, da Sauber, também não teve sorte na classificação. Na metade do Q1 ele foi obrigado a abandonar a sessão e agora largará na vigésima colocação.
Os outros eliminados foram Max Chilton (19º), André Lotterer (21º) e Marcus Ericsson (22º).
Q2
Assim como aconteceu na etapa inicial do treino, a segunda parte da classificação também foi bastante movimentada, por conta da pista molhada. No entanto, desta vez não houve surpresas entre os classificados. As principais escuderias do grid – Mercedes, Williams, Red Bull, Ferrari e McLaren – garantiram vaga na “super classificação”.
Grosjean não conseguiu passar para o Q3
Grosjean não conseguiu passar para o Q3
Enquanto isso, restou as escuderias intermediárias brigar pelas melhores colocações possíveis após o top 10. E quem se impôs mais fortemente foi a Toro Rosso. Daniil Kvyat marcou o décimo primeiro tempo, enquanto o seu companheiro de equipe, Jean-Éric Vergne partirá na décima segunda colocação.
Sergio Pérez, que vivia a expectativa de brigar pelo top 10, não atingiu o seu objetivo principal e partirá apenas em décimo terceiro. Atrás dele largarão Adrian Sutil, da Sauber, e Romain Grosjean, da Lotus. A surpresa do Q1, Jules Bianchi, parte em décimo sexto.
Q3
A parte final do treino – ou como alguns gostam de chamar, a Super Classificação -, não teve tanta emoção como as duas primeiras, mas não faltou disputa. A briga pela pole position, como tem acontecido em quase todas as corridas, se restringiu aos dois carros da Mercedes. Melhor para o líder do campeonato, Nico Rosberg, que garantiu a primeira colocação do grid. Já Lewis Hamilton larga em segundo.
Vettel foi o mais rápido, após os carros da Mercedes
Vettel foi o mais rápido, após os carros da Mercedes
Quem acabou surpreendendo com o seu desempenho foi Sebastian Vettel. O alemão praticamente perdeu toda a sexta-feira com problemas no motor. Hoje, a equipe resolveu retornar para um propulsor mais antigo, para não ser punida com a perda de posições no grid, e pela manhã ele não havia conseguido chegar nem entre os dez. Mas a sua habilidade em pista molhada fez com que ele fosse bem na classificação. Agora, o tetracampeão largará na terceira colocação.
Muito se esperava dos carros da Williams e de Daniel Ricciardo, pelo destaque que eles vêm ganhando ao longo do campeonato. No entanto, todos eles acabaram decepcionando. O australiano fez apenas o quinto tempo. Atrás dele largará Valtteri Bottas, da Williams. Já o brasileiro Felipe Massa não foi bem e amanhã parte apenas em nono.
Completarão o top 10 no grid de largada Fernando Alonso (4º), Kevin Magnussen (7º), Kimi Raikkonen (8º) e Jenson Button (10º).

Fonte: Márcio Melo via F1 Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.