quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atlético-MG e Cruzeiro farão a maior final da Copa do Brasil da sua história moderna

Com a classificação de Atlético-MG e Cruzeiro, a Copa do Brasil terá a sua maior final desde que que foi recriada em 1989 como este nome. Talvez, só possa ser comparável aos confrontos da Taça Brasil da época de Pelé. Não faltam dados ou argumentos para confirmar essa tese. Vamos a eles.

Bom, primeiro, é um clássico estadual. Isso só aconteceu uma vez na competição, em 2006, com o Flamengo e Vasco. Uma grande diferença é que, naquela ocasião, os dois times estavam longe do topo do futebol brasileiro, fora do G4. Atualmente, o Cruzeiro é o líder do Nacional, e o Galo briga por uma vaga na Libertadores.
De um lado, o time cruzeirense tem uma série de feitos a serem conquistados em caso de título. Seria a segunda vez que um time conquistaria o Brasileiro e a Copa do Brasil no mesmo ano. Qual foi a única equipe que conseguiu esse feito? A equipe azul de 2003 que ganhou a chamada tríplice coroa incluindo o Estadual. Pode acontecer de novo.
Além disso, ao bater o Santos na semifinal, o Cruzeiro ainda tem a chance de se tornar o maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco títulos, superando o Grêmio que tem quatro.
Não faltam feitos do lado do Atlético-MG. O time de Levir Culpi conseguiu duas viradas inéditas sobre Flamengo e Corinthians, com repetidos 4 a 1. Não há equipe que tenha revertido uma desvantagem desta contra times grandes em fases tão avançadas da competição.
Para acrescentar ao cenário, é quase certo que ambos os jogos serão no Mineirão, estádio que marcou o futebol em 2014. Fora as viradas heróicas atleticanas e o domínio cruzeirense no Brasileiro, foi por lá que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha, o que dá a nova arena uma aura incrível nesta temporada.
Por fim, é em Minas Gerais que se pratica o melhor futebol do país nestes últimos dois anos. Isso pode ser demonstrado facilmente pelo título do Galo na Libertadores em 2013, e o do Cruzeiro no Brasileiro. Ambos repetem campanhas vitoriosas neste ano. Não há dúvidas: só se pode comparar essa final aos embates da Taça Brasil na década de 60, origem do atual torneio.
* Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.