Bom, primeiro, é um clássico estadual. Isso só aconteceu uma vez na competição, em 2006, com o Flamengo e Vasco. Uma grande diferença é que, naquela ocasião, os dois times estavam longe do topo do futebol brasileiro, fora do G4. Atualmente, o Cruzeiro é o líder do Nacional, e o Galo briga por uma vaga na Libertadores.
De um lado, o time cruzeirense tem uma série de feitos a serem conquistados em caso de título. Seria a segunda vez que um time conquistaria o Brasileiro e a Copa do Brasil no mesmo ano. Qual foi a única equipe que conseguiu esse feito? A equipe azul de 2003 que ganhou a chamada tríplice coroa incluindo o Estadual. Pode acontecer de novo.
Além disso, ao bater o Santos na semifinal, o Cruzeiro ainda tem a chance de se tornar o maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco títulos, superando o Grêmio que tem quatro.
Não faltam feitos do lado do Atlético-MG. O time de Levir Culpi conseguiu duas viradas inéditas sobre Flamengo e Corinthians, com repetidos 4 a 1. Não há equipe que tenha revertido uma desvantagem desta contra times grandes em fases tão avançadas da competição.
Para acrescentar ao cenário, é quase certo que ambos os jogos serão no Mineirão, estádio que marcou o futebol em 2014. Fora as viradas heróicas atleticanas e o domínio cruzeirense no Brasileiro, foi por lá que o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha, o que dá a nova arena uma aura incrível nesta temporada.
Por fim, é em Minas Gerais que se pratica o melhor futebol do país nestes últimos dois anos. Isso pode ser demonstrado facilmente pelo título do Galo na Libertadores em 2013, e o do Cruzeiro no Brasileiro. Ambos repetem campanhas vitoriosas neste ano. Não há dúvidas: só se pode comparar essa final aos embates da Taça Brasil na década de 60, origem do atual torneio.
* Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.