quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Atlético-MG volta a golear o Flamengo e retorna ao G4

Com intensidade parecida à utilizada há duas semanas, quando eliminou de forma histórica o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, o Atlético-MG goleou, de novo, o rubro-negro carioca, dessa vez por 4 a 0, na noite desta quarta-feira, no Independência, em Belo Horizonte.

Com o resultado, a equipe mineira voltou ao G4. Livre da ameaça de rebaixamento e sem chance de classificação à Libertadores, o Flamengo foi batido pela vontade e velocidade atleticana, que abriu vantagem de 2 a 0 na etapa inicial, e não deu nenhuma chance de reação ao rival.

Com o 17º triunfo no Brasileirão, o time atleticano chegou a 61 pontos, reassumindo a quarta colocação. Para continuar no G4 ao término da 35ª rodada, nesta quinta-feira, o Atlético-MG terá de torcer contra o Grêmio, que receberá, em Porto Alegre, o Cruzeiro. O time gremista terá de ganhar do líder para tirar a equipe de Levir Culpi da zona de acesso à Libertadores. Já o Flamengo segue com 47 pontos, no meio da tabela de classificação.

Ao contrário do que aconteceu no empate com o Figueirense, em 1 a 1, domingo passado, o Atlético atuou com o time titular, incluindo Diego Tardelli, que foi beneficiado por efeito suspensivo concedido pelo STJD. O Flamengo também esteve mais encorpado, de acordo com Vanderlei Luxemburgo, do que na derrota por 4 a 1, no Mineirão, que o eliminou da Copa do Brasil. Apesar disso, o alvinegro mineiro levou vantagem,

Fases do jogo: Repetindo o que fez em grande parte do jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, no Mineirão, o Atlético-MG dominou quase todo o primeiro tempo, jogando na base da velocidade e com deslocamentos constantes de seus jogadores ofensivos. Até fazer o gol, por meio de Luan, aos 24 min, o time atleticano tinha criado pelo menos quatro chances. Na melhor delas, aos 10 min, Douglas Santos havia acertado belo chute no travessão. Em outra, aos 20 min, Carlos obrigou Paulo Victor a fazer difícil defesa.

Depois que Luan colocou o time anfitrião em vantagem, o ritmo se manteve, com outras chances criadas e desperdiçadas. Aos 28 min, Marcos Rocha, livre, chutou forte e Paulo Victor defendeu com os pés. O Flamengo, que no início do jogo tentou adiantar a marcação, mas sem conseguir conter o ímpeto ofensivo alvinegro, tentou tirar proveito na reta final do primeiro tempo, de uma redução na velocidade dos mandantes para tentar atacar. Mas, não conseguiu, continuou dominado e viu Digo Tardelli aumentar a vantagem, de pênalti, aos 45 min.

O Flamengo voltou com o volante Amaral no lugar do meia Lucas Mugni. O Atlético retornou sem mudanças e teve ótima chance para ampliar o placar, aos 5 min, em dois lances consecutivos. No primeiro, Paulo Victor saiu e abafou chute de Luan, no rebote Douglas Santos obrigou o goleiro flamenguista a outra grande defesa. Com menos de 10 min, a torcida atleticana ensaiou gritos de "olé", enquanto o time tocava a bola no ataque. Aos 12 min, a arbitragem anulou gol de Carlos, sob alegação de impedimento, que gerou reclamações dos atleticanos.

Aos 18 min, Luan fez o seu segundo gol na partida, em mais um rápido ataque atleticano. Dátolo fez a jogada pela esquerda, criou e Luan colocou a bola nas redes. No lance, ele se chocou na trave e teve de ser substituído, deixando o campo com dores no ombro esquerdo. O jovem Dodô entrou no lugar dele e marcou o quarto gol, aos 27 min. O time da casa ainda teve chances para marcar mais gols, mas administrou o triunfo, aos som dos entusiasmados gritos e cânticos do seu torcedor.

O melhor: Luan – Autor de dois gols, e ainda responsável por várias outros ataques perigosos, com sua velocidade, Luan teve atuação destacada, em um time em que vários outros jogadores estiveram bem, como Douglas Santos, Rafael Carioca e Dátolo.

O pior: Wallace – Zagueiro do Flamengo demonstrou, desde o início da partida insegurança, falhando sucessivas vezes, inclusive com furada na área do time rubro-negro. O lateral esquerdo Anderson Pico também merece ser mencionado.

A chave do jogo: Intensidade do Atlético-MG. O acentuado domínio atleticano, em quase todo o jogo, pode ser explicado principalmente pela intensidade colocada em campo pelos donos da casa. O time marcou muito forte, teve a posse de bola e usou a velocidade e a movimentação para desnortear o sistema defensivo rubro-negro.

Toque dos técnicos. Levir Culpi poupou o time titular contra o Figueirense, embora tenha utilizado três deles no segundo tempo, para ter uma equipe mais inteira contra o Flamengo e conseguiu. O time atleticano foi amplamente superior ao adversário. Luxemburgo, por sua vez, esperava usar suas opções de velocidade no contragolpe, mas não teve chance.

Para lembrar:

Efeito suspensivo garante Tardelli. O atacante Diego Tardelli enfrentou o Flamengo por causa da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que acatou pedido do Atlético-MG e concedeu efeito suspensivo para o jogador, punido com quatro jogos de suspensão. A punição tinha acontecido pela expulsão contra o Bahia, por ofender o árbitro Elmo Alves Resende Cunha. "Fiquei sabendo que ia jogar por volta das 18h e estou jogando", afirmou Tardelli, que marcou o segundo gol atleticano.

Primeiro jogo de Luxa após assinatura de contrato. Vanderlei Luxemburgo comandou o Flamengo contra o Atlético-MG com contrato novo, assinado na véspera, com duração até o final da próxima temporada. Incluindo o jogo com o alvinegro mineiro, o treinador planeja fazer observações visando o elenco para 2015.

Luxemburgo em casa. Ex-técnico do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo mostrou se sentir bem no Independência. Logo que o Flamengo chegou ao estádio, ele se encontrou com dirigentes atleticanos para cumprimentá-los, brincou com repórteres de campo de emissoras mineiras de rádio e televisão, além de receber e dar abraços em muitos jogadores do alvinegro.

Torcida pequena, mas empolgado. Depois de levar mais de 17 mil pagantes ao Estádio, domingo passado, no empate com o Independência, em 1 a 1, quando Levir Culpi escalou um time reserva, o público pagante foi bem menor, nesta quarta-feira, para ver a equipe titular atleticana diante do Flamengo, seu tradicional rival. Mas não faltou animação, demonstrada nos gritos de "olé" e o "freguês voltou".

Campanha em favor do Hospital da Baleia. O Atlético-MG aproveitou o jogo com o Flamengo para manifestar apoio à campanha em prol do Hospital da Baleia, tradicional instituição que trata crianças com câncer. De acordo com a diretora executiva do clube, Adriana Branco, a ideia é estimular os torcedores atleticanos a comprar produtos personalizados do Hospital, como agendas e canecas.

Bateu e caiu. Ao ser indagado se cometeu pênalti sobre Douglas Santos, o lateral esquerdo Leonardo Moura descreveu o lance: "Ele veio para cima de mim, eu não posso sair dele, fiquei parado ele bateu e caiu". O árbitro Flávio Rodrigues de Souza assinalou a penalidade, que Tardelli converteu em gol. "Foi pênalti claríssimo, tanto que nenhum jogador do Flamengo reclamou", avaliou o camisa 9 atleticano.

ATLÉTICO-MG 4 X 0 FLAMENGO

Data: 19/11/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA)
Cartões amarelos: Luan, Marcos Rocha (Atlético-MG)
Gols: Luan, aos 24 min e Diego Tardelli, aos 45 min do primeiro tempo; Luan, aos 18 min e Dodô, aos 27 min do segundo tempo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo (Eduardo) e Luan (Dodô); Diego Tardelli e Carlos (Marion)
Técnico: Levir Culpi

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Marcelo e Anderson Pico (João Paulo); Márcio Araújo (Luiz Antônio), Canteros, Lucas Mugni (Amaral) e Everton; Gabriel e Nixon
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.