domingo, 9 de novembro de 2014

Comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim


Neste domingo, 09 de novembro de 2014, se comemora os 25 anos da queda do Muro de Berlim, que perdeu sua função em 1989, ano em que milhares de cidadãos alemães, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental da cidade, caminharam até o muro e derrubaram várias de suas estruturas, a golpes de marretas, martelos e machados. Esta data é motivo de comemoração pelo fato de o muro ter dividido a cidade – e consequentemente isolado milhares de berlinenses dentro da parte ocidental –, arbitrariamente, durante quase 30 anos.

A divisão territorial da Alemanha se deu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A cidade de Berlim ficou no lado oriental, que estava sob o domínio soviético, e também foi dividida entre as potências ocidentais, França, Inglaterra e Estados Unidos, e a União Soviética. O problema era que, como Berlim estava inteiramente no lado de influência soviética, a parte ocidental ficava ilhada, sem conexão territorial com o lado ocidental da Alemanha.
No total, mais de cem pessoas morreram tentando atravessar os limites do muro, da região oriental para a região ocidental. Em 09 de novembro de 1989, quando a Guerra Fria a se arrefeceu, vários pontos do muro foram derrubados por cidadãos de ambos os lados. As partes que ainda sobraram figuram hoje como fragmentos de um passado doloroso para a população alemã. E, por este motivo, neste dia, comemora-se sua queda.
* Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.