domingo, 9 de novembro de 2014

Coritiba vence, sai da zona do rebaixamento e tira o Fluminense do G-4

O Fluminense, de Fred, foi derrotado pelo Coritiba no Couto Pereira

* MSN - Depois de dois empates seguidos, o Coritiba voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, fez 1 a 0 no Fluminense, neste sábado, no Couto Pereira, e saiu da zona do rebaixamento. Com um gol marcado pelo camaronês Joel no fim do primeiro tempo, o time paranaense quebrou uma sequência de quatro vitórias consecutidas da equipe carioca e ainda tirou o adversário do G-4.

Após 33 rodadas disputadas, o Coritiba subiu para a 14ª posição e agora soma 37 pontos. O Alviverde ainda pode até ser ultrapassado na tabela neste domingo, mas não entrará novamente no Z-4 neste fim de semana. Já o Fluminense perdeu posição para o Atlético-MG e caiu para quinto lugar, com 54 pontos, dois a menos do que o Internacional, o quarto colocado e último time dentro da zona de classificação para a Libertadores.
No próximo sábado, o Tricolor vai fazer o clássico carioca contra o Botafogo, no Maracanã. No domingo, o Coritiba vai visitar o Flamengo, também no Rio de Janeiro.
O jogo
A manutenção do sistema tático utilizado diante do Corinthians deu resultado para o Coritiba, mesmo com o desfalque de Alex. Só a equipe comandada por Marquinhos Santos atacou nos primeiros minutos de partida. Acuado, o Fluminense ainda colaborou com a pressão do time adversário ao ceder espaços pelas laterais do seu campo defensivo.
Em uma das boas chances criadas pelo Coritiba, Norberto ficou com uma sobra de bola após cobrança de escanteio e chutou forte e cruzado, mas para fora. Pouco depois, Joel teve oportunidade ainda melhor ao aproveitar falha de Elivélton e arrancar pela esquerda. O atacante camaronês preferiu finalizar de longe ao passar para Rosinei, que estava livre do outro lado e reclamou bastante.
Cristóvão Borges tinha maiores motivos para irritação. Tanto é que só esperou 19 minutos para fazer a primeira alteração da partida. Trocou Walter por Cícero e teve o cuidado de explicar para o atacante que precisava de mais gente no meio-campo para reverter o domínio do Coritiba.
A alteração de Cristóvão surtiu efeito. Em pouco tempo, o Fluminense passou a ser mais presente no ataque - a ponto de a sua torcida se fazer escutar no Couto Pereira. Aos 35 minutos, por exemplo, Carlinhos recebeu ótima enfiada de bola na esquerda e partiu em velocidade até tocar para Wagner. O meia bateu firme, e Vanderlei espalmou. Na sequência do lance, Fred ficou se lamentando e perdeu a possibilidade de colocar a bola no gol.
Cristóvão, no entanto, fez mais uma mudança no Fluminense. Não porque queria. Elivélton se lesionou e precisou dar lugar a Fabrício, aos 42. Três minutos depois, Norberto avançou bem pelo lado direito, nas costas de Carlinhos, e fez o cruzamento. Joel levou a melhor sobre Guilherme Mattis no meio da área e mandou para a rede.
Com a vantagem no placar e disposto a investir nos contra-ataques, o Coritiba recuou no segundo tempo e chamou o Fluminense para a frente. O time carioca até ganhou terreno no Couto Pereira, porém não tinha criatividade suficiente para incomodar o goleiro Vanderlei.
Para tirar mais proveito do novo panorama do jogo, Marquinhos Santos apostou na velocidade de Geraldo, substituto de Dudu. Cristóvão Borges respondeu com a entrada de Kenedy na vaga de Carlinhos. O que também quase mudou outra vez foi o placar. Aos 30, Norberto levou a melhor em vacilo de Guilherme Mattis, invadiu a área sozinho e teve tempo para ajeitar a bola e concluir. Mas errou o alvo.
Já sem muita organização tática, o Fluminense tentou responder à base da pressão nos minutos finais de partida. Também ficou exposto aos contra-ataques. O placar no Couto Pereira, contudo, seguiu inalterado.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 0 FLUMINENSE

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 8 de novembro de 2014, sábado
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP) 
Cartões amarelos: Rosinei e Zé Love (Coritiba); Elivélton, Wagner, Guilherme Mattis, Fabrício e Conca (Fluminense)
Gol: CORITINA: Joel, aos 45 minutos do primeiro tempo

CORITIBA: Vanderlei; Welinton, Luccas Claro e Leandro Almeida; Norberto, Hélder, Rosinei (Sérgio Manoel), Robinho, Dudu (Geraldo) e Carlinhos; Joel (Zé Love)
Técnico: Marquinhos Santos

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Guilherme Mattis, Elivélton (Fabrício) e Carlinhos (Kenedy); Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Walter (Cícero) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.