domingo, 9 de novembro de 2014

Grêmio aplica 4 a 1 no Inter, encerra dois tabus e rouba vaga no G-4

MARCOS CUNHA/AGÊNCIA FREE LANCER/ESTADÃO CONTEÚDO* Uol - O Grêmio voltou a vencer Gre-Nal. Mais do que isso, goleou, deu 'Olé', humilhou o rival. Neste domingo (09), o time tricolor fez 4 a 1  pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena, com gols de Ramiro, Alán Ruiz duas vezes e Dudu. Rafael Moura descontou para o Inter. O resultado quebra tabu de jamais ter superado o Inter na Arena, acaba com jejum de dois anos em clássico e simboliza entrada no G-4, tirando de lá exatamente o arquirrival. 

Com 57 pontos, o Grêmio assume a terceira colocação desbancando o Inter do G-4, que com 56 fica em quinto. A ultrapassagem ocorre quando faltam apenas cinco jogos para o fim do Brasileiro. 
 
Há dois anos que o Grêmio não vencia o Inter. A última vitória havia ocorrido em agosto de 2012. Pela primeira vez superou o tradicional oponente na Arena, dando presente de aniversário ao técnico Luiz Felipe Scolari, que completa 66 anos neste domingo. Foi a primeira vez no certame nacional deste ano que a equipe gaúcha fez quatro gols em um jogo.
 
Na próxima rodada o Grêmio terá pela frente o Criciúma, em Santa Catarina, sábado às 19h30. Já o Inter recebe Goiás no domingo às 17h. 
Fases do jogo: 
O Grêmio começou melhor. Com a marcação adiantada, o time tricolor não precisou nem de um minuto para criar a primeira chance de gol. Aos 20 segundos de partida, Barcos encontrou Dudu dentro da área. O atacante bateu e Alisson pegou.
 
A pressão exercida na saída de bola forçou o Inter a uma série de erros. Os visitantes não criaram nada. Ramiro, aos 5 minutos, chutou por cima a segunda boa chance gremista. Barcos, aos 13, também esteve perto de marcar. 
 
Sem conseguir organizar boas jogadas ofensivas, o Inter tratou de recuar. E sofreu o gol. Aos 27 minutos, Willians perdeu para Dudu, tabelou com Barcos, driblou Aránguiz e cruzou. Luan entrou de carrinho e colocou na rede. 
 
E o primeiro chute do Inter só aconteceu aos 32 minutos. Cobrança de falta de Alan Patrick bateu na barreira e subiu, Alan Costa escorou e Nilmar deu uma bicicleta para fora. A resposta veio aos 36. Luan ganhou de Alan Rushel e bateu. Alisson pegou. Marcelo Grohe só fez a primeira defesa aos 40. Alex bateu de fora da área e o camisa 1 espalmou. 
 
O Inter emparelhou no fim do jogo. Aos 44, Alan Patrick obrigou Grohe a espalmar de novo. Nilmar, no rebote, não chegou a tempo. Mas não igualou o placar na metade inicial. 
 
E logo no começo do segundo tempo, o Tricolor ampliou a vantagem. Uma troca de passes com Dudu e Luan acabou nos pés de Ramiro, que rolou para a rede marcando o segundo gol gremista, aos 3 minutos. Abel Braga resolveu atuar. Tirou Alan Patrick e botou Rafael Moura. Deu certo. Aos 15 minutos, o He-Man acertou uma pancada de fora da área e descontou. 
Aos 18, Dudu foi lançado por Barcos e cruzou para Luan. Wellington Silva salvou o Inter. O quadro do primeiro tempo se inverteu. Foi o Inter que mandou nos 45 finais. Mas ao mesmo tempo que atacou, o Inter deu espaços. Giuliano, aos 27, entrou a dribles na área e Alisson defendeu um forte chute. Quatro minutos mais tarde, Zé Roberto cobrou falta cruzada, ninguém afastou e na segunda trave Alán Ruiz sacramentou a vitória gremista. 
 
O que já era bom para os gremistas ficou ainda melhor aos 36 minutos da etapa final. Giuliano rolou para Alán Ruiz fazer o quarto. O argentino foi comemorar em frente ao banco do Inter e gerou revolta. Após minutos de confusão, o jogo teve sequência para vibração gremista. Ao som de 'Olé', o Grêmio celebrou a vitória.
 
O melhor: Alán Ruiz - Esteve em campo poucos minutos, o suficiente para fazer dois gols e arrancar a irritação do Inter. 
 
O pior: Willians - Falhou no primeiro gol da partida e perdeu bolas que invariavelmente viraram lances de perigo contra o Internacional. Além de ter cometido a falta que gerou o terceiro gol gremista. 
 
Chave do jogo: Marcação pressão - O Grêmio marcou a defesa do Internacional e cima, forçou erros e garantiu um primeiro tempo de total supremacia. À frente no placar, aproveitou espaços e humilhou o rival. 
 
Toque dos técnicos: 
Luiz Felipe Scolari manteve a base. Em vez de ousar escalando Alán Ruiz ou Giuliano, jogadores de características ofensivas, no meio-campo, o treinador preferiu permanecer utilizando três volantes. Ainda deu mais capacidade defensiva ao time trocando Riveros por Walace. Sem um armador de ofício, Ramiro teve mais liberdade e virou um misto de volante e meia direita. Com ele, Pará teve os melhores momentos no primeiro tempo
 
Abel Braga, por sua vez, mudou só onde foi obrigado. Perdeu seus dois laterais, um por suspensão e outro por lesão. Não contou com Jorge Henrique, mas pôde usar Alex. Assim, não abriu mão da movimentação tradicional do time, no 4-2-3-1. 
 
Para lembrar: 
 
Torcedores caem de ônibus. Três torcedores do Internacional caíram do ônibus que os levava até a Arena do Grêmio. Dois foram encaminhados a um hospital da capital gaúcha, um em estado grave. 
 
Time de racistas. Os torcedores do Inter chegaram à Arena do Grêmio chamando os gremistas de racistas. "Ô, time de racistas, que vergonha ser gremista", dizia a música alusiva ao que houve com o goleiro Aranha, do Santos, em duelo da Copa do Brasil. 
 
Vitória após nove clássicos. Depois de dois anos, o Grêmio voltou a ganhar Gre-Nal. No período, o Inter conseguiu cinco vitórias e quatro empates. O triunfo ainda evita uma derrota histórica para Fábio Koff. O maior presidente da história tricolor ainda não havia ganho do Colorado em seu mandato, que termina em 31 de dezembro.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 4 X 1 INTERNACIONAL
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro (Giuliano), Walace e Felipe Bastos; Luan (Alán Ruiz) (Matheus Biteco), Dudu e Barcos. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
INTERNACIONAL
Alisson; Wellington Silva, Alan Costa, Ernando e Alan Ruschel; Willians, Aránguiz, Alex (Valdívia), D'Alessandro e Alan Patrick (Rafael Moura); Nilmar (Taiberson).
Técnico: Abel Braga
 
Data: 09/11/2014, domingo
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcio Luiz Augusto (ambos de São Paulo)
Público: 46.437 presentes
Renda: R$ 1.829.334,16 
Cartões amarelos: Pedro Geromel (GRE) e Alán Ruiz (GRE); Willians (INT) e Rafael Moura (INT)

Gols: Luan, do Grêmio, aos 27 minutos do primeiro tempo; Ramiro, do Grêmio, aos 3 minutos do segundo tempo; Rafael Moura, do Inter, aos 15 minutos do segundo tempo; Alán Ruiz, do Grêmio, aos 31 minutos e aos 36 minutos do segundo tempo; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.