terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ITAÚ-RN: Após Cobrança do Sindicato das parcelas do RPPS, Prefeito diz que atraso foi planejado.


O SINDSERTRIS, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, Itaú e Severiano Melo, convidou seus associados para juntos cobrarem na Câmara Municipal, em Sessão realizada nessa sexta-feira (28), do Poder Executivo os repasses referentes aos atrasos dos servidores referente aos meses de junho a outubro, já o patronal, são os meses de abril a outubro.

Iniciada pouco mais das 17 horas, lido a ordem do dia, passou-se para o expediente do dia onde a Presidente do Sindicato, Emirne, que iniciou sua fala dizendo que o que trás o sindicato novamente a Câmara, “É o velho problema de Itaú que é a Previdência (RPPS)” afirmou.



Emirene alertou também que nunca foi até a Casa Legislativa em busca de benefício próprio, e sim para todos os servidores, procurando outras instância para solucionar o problemas (RRPPS), mas que ao seu ver está piorando, onde o total de meses está aumentando, estando ali para cobrar e trazer sugestões.

Emirene passou a palavra para a vice presidente do sindicato, Alexsandra Ferreira, que logo fez questão de esclarecer alguns boatos que circulavam pela cidade, de que a mesma estaria acobertando as ações do executivo, por isso não estaria mais realizando reuniões com os servidores, justificando que a mesma sempre esteve presente a Câmara Municipal nos dias das reuniões, e o fato de o assessor jurídico da casa estar com problemas de saúde, a sessão que era para ter acontecido com os servidores uma semana antes, veio acontecer apenas nesta sexta-feira 28, gerando os boatos de conluio com o poder executivo, deixando a vice-presidente insatisfeita com o tipo de picuinhas espalhadas pela cidade.



Alexsandra voltou a falar para de fato o que realmente interessava e o motivo de estarem mais uma vez na Câmara com os servidores, o RPPS, explicando que o papel do sindicado, que de acordo com suas justificativas era cobrar, fiscalizar, informar e denunciar o atraso dos repasses e não explicar o porque a quantia descontado no contracheque não era repassado para a previdência, não tendo como responder esse tipo de questionamento aos servidores.

Com isso Alexsandra disse se dirigindo aos nobres vereadores que não estar ali para ver a previdência ir a falência não, pelo contrário, já que ela existe, que ela caminhe para frente, justificando ainda que tinha visitado a Previdência nesta manhã de sexta-feira (28) até as 8 horas para saber a situação da previdência, onde permanecia os atrasos da parte do servidor, sendo os meses de junho a outubro de 2014, e a patronal, os meses de abril a outubro.



Por volta das 11 horas, a mesma, recebeu uma ligação da presidente da previdência, informando que os repasses referentes ao servidores do FUNDEF foram depositados, acreditando que a situação seria resolvida em breve, pois tinha visto através do blog Cidade News Itaú, que o prefeito Ciro Bezerra recebeu emendas dos deputados quando esteve em Brasília, e as mesmas só serão destinadas ao município se essa situação estiver regularizada, acredita ela.

Alexsandra prossegui trazendo uma sugestão aos vereadores e servidores para que haja uma reformulação da Lei em vigor, onde todos possam participar dessa reformulação na elaboração de um projeto bem estudado, para fazer as modificações necessárias.

Em seguida a palavra foi passada ao Prefeito Ciro Bezerra para que o mesmo pudesse trazer as explicações sobre os atrasos nos repasses. Ciro fazendo uso de suas palavras disse ser uma pessoa aberta e que o município vive uma crise financeira, onde todos tem conhecimento e isso é o que está proporcionando os atrasos do Regime de Previdência Própria (RPPS), continuando dizendo que não atrasa porque quer, mas tudo é planejado para que os funcionários não sejam penalizados com o atraso de seus salários.

“Nós sabemos que o município vive uma crise financeira enorme, eu acho que todos vocês tem conhecimento disso, não resta dúvida, todos os dias vocês abrem os blogs, os jornais, é a mesma questão, não é só no município, a União está em crise. Eu estive agora em Brasília, eu vi a briga de Deputados, de Senadores tomando microfone, rasgando papel na sessão da Câmara, para aprovar a mudança em uma lei. A Lei de Responsabilidade Fiscal, para mudar as metas do governo, porque o governo não conseguiu arrecadar aquilo que estava previsto no orçamento e na Lei de Diretrizes Orçamentária.



A oposição está criticando por que diz, porque Dilma que sair limpa, quer sair da ficha suja, porque se não aprovarem ela fica ficha suja porque ela não conseguiu executar aquilo que estava na Lei. E essa crise é uma sequência de várias políticas públicas do nosso país... E isso estava fazendo com que nós, municípios, sofra com  essa questão, porque nós município como Itaú de seis mil habitantes, tudo que a gente recebe pra fazer o pagamento de servidores, de previdência, despesas administrativas, e pra fazer com que nós possamos fazer os atendimentos básicos pra nossa cidade, vem de recursos Federias, através do Fundo de Participação dos Município (FPM)... Eu tava em Brasília mas, venho sempre acompanho os blogs daqui, da região e tem prefeituras aqui do RN, aqui vizinho, Luis Gomes que está com 11 meses de salários atrasados, não é dos efetivos, mas dos comissionados, contratados, e uma grande parte dos efetivos.

Eu tenho dito aqui, as vezes eu chego na secretaria e falo olhe, nós somos uns heróis,  porque nós ainda estamos com os salários em dia, claro estamos tendo que abdicar de pagar alguma coisa, estamos! Mas para que a gente não possa mexer na economia de vocês e nem do comércio local. Mas eu digo nós somos uns heróis porque quando a gente chega em todo canto que encontra prefeito, ele diz: há eu estou com dois meses atrasados, eu estou com três, eu estou com quatro, Umarizal aqui bem pertinho está com sete, e já disse aos comissionados que não vai ter condições de pagar para poder pagar os efetivos e contratados. E nós aqui deixamos de pagar o RPPS, deixamos! Mais foi planejado. Para que não pudesse deixar de pagar o salário de vocês, nós temos que pagar em dia o salário de vocês, mas atrasar o RPPS,  porque se a gente tivesse que tirar todo mês 70 mil reias para pagar o RPPS nós não teríamos condições de pagar o salário de vocês não. E se nós não tiver mudança na arrecadação dos municípios daqui em diante, vai ser muito difícil o município sobreviver, porque o que a gente escuta é que é uma quebradeira total nos municípios brasileiros. E nós deixamos de arrecadar o RPPS, mas planejado, porque? Porque nós não devemos décimo terceiro a nenhum funcionário. Além de nós pagarmos os salários em dia dos servidores, nós também pagamos o décimo terceiro e pagamos o terço de férias, quer dizer, quando chegar em dezembro que é o melhor mês de arrecadação do país. Que um município como nós vamos receber 1% que chega a 300 mil reias.

Uma arrecadação mensal dia 10, dia 20, dia 30, talvez a gente ainda chegue a 800 mil reais líquidos. É com isso que nós iremos colocar em dia o RPPS”. Esclareceu Ciro.

Com as justificativas dada pelo prefeito a situação gerou ainda mais indefinições, onde o peso do abacaxi estava apenas em função do prefeito, Ciro jogou nas mãos de todos: vereadores, sindicato e servidores a juntos buscarem uma solução, onde foi apontado o desconto automático na folha de pagamento. Proposta essa arriscada segundo Ciro, que ao ser descontado automático, colocaria em risco a folha de pagamento, que ao invés de pagar os funcionários públicos, repassaria ao RPPS, valor esse impossível de retornar, para garantir o salário dos servidores no final do mês.

A participação do prefeito foi vista com louvável, pelo fato do mesmo colocar a “cara a tapa” como ele mesmos diz, para que cada um soubesse a real situação do município, finalizando agradecendo e dizendo que tinha duas notícias para dar aos servidores, uma boa e uma ruim.

Sendo a ruim, era que os funcionários efetivos iram receber o salário até o dia 10 de dezembro, referente ao salário de novembro, já a boa notícia era que os mesmos funcionários receberiam o mês de dezembro até o dia 25, todos os funcionários efetivos receberiam o salário de dezembro.

Dizendo ainda estar a disposição do sindicato para qualquer esclarecimento, ou até mesmo participar de reuniões, para isso basta convidá-lo.

A Sessão realizada nesta sexta-feira (28) não terminou por aqui, fique ligado nas próximas postagem do nosso blog e no Cidade News, que vem mais coisas por aí, aguardem...







*  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.