segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Investimentos em assentamentos rurais do RN terão foco na comercialização de frutas


Eles têm terra, água, sementes, têm frutas. Sabem como produzir, mas não sabem como, por quanto e qual o melhor caminho para a comercialização desses produtos. Para ajudar os agricultores dos assentamentos rurais do Rio Grande do Norte, o projeto RN Sustentável irá promover ações nos próximos anos com foco na produção e comercialização de frutas.

Essa é a solução apresentada pelo gerente do projeto pela Secretaria Estadual de Agricultura (Sape), Fabiano Lima. "A prioridade é atender os assentamentos em seus desafios e garantir assistência ao agricultor. Aqui em Mossoró o investimento será na etapa final da produção, a comercialização", destaca o especialista. 
O financiamento dos projetos nos assentamentos é feito pelo Banco Mundial pode chegar ao teto de R$ 2 bilhões, casos todos os recursos sejam aplicados. 
Inicialmente é feito um mapeamento da produção e do mercado para que o planejamento tenha um bom resultado. No caso do assentamento Oziel Alves, a população já tem estrutura de irrigação, espaço e o plantio ocorrem de forma ordenada. "O que for feito para, melhorar as vendas vamos agradecer. Hoje deixamos tudo com os atravessadores, prejudicando o nosso lucro", comentou Laudecir Amâncio da Silva, de 40 anos que mora com a esposa e sete filhos no assentamento. 
O gerente de extensão e reforma agrária do projeto, Fábio Souza, contou que a realidade do Rio Grande do Norte é semelhante a da Paraíba. "A maioria dos assentamentos recebe apoio do Incra e tem demandas coletivas como uso da água, assistência técnica e plantio de frutas como melão, mamão e banana", comenta. 
Cada assentado promove suas atividades em seus hectares e usam um coletivo, com espaço para demandas em comum. 
O especialista em extensão rural disse ainda que a solução para muitos assentamentos (e que será aplicada no RN Sustentável); é uma assessoria contínua, responsável por orientar e pesquisar alternativas para os desafios.
* No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.