terça-feira, 9 de dezembro de 2014

RECONHECIMENTO !!! Robinson Faria: “Sem o PT eu não estaria aqui, não seria hoje governador do RN”

67oi6o8
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), reforçou a parceria política com o Partido dos Trabalhadores (PT) e disse que dividirá com os petistas o desafio de governar o Estado. Foi durante encontro estadual do PT, no último sábado. Na oportunidade, Robinson atribuiu parte considerável do sucesso da sua vitória à aliança com os petistas e afirmou que quer contar com a inteligência e com a coragem dos integrantes do PT para administrar o Estado.

“Sem o PT eu não estaria aqui, não seria hoje governador eleito. Por isso eu reforço: o PT será o parceiro forte dessa transformação do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson, na oportunidade. “Temos um grande desafio que é governar o Rio Grande do Norte no rumo que está o país, mas esse desafio não é só meu e não é só do governador Robinson, é também do PT”, reforçou o governador, na presença de lideranças petistas e da militância do partido.
A aliança entre o PSD e o PT surgiu da exclusão de ambas as legendas do acordo político liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), candidato a governador que terminou derrotado nas urnas. A aliança PSD/PT só se tornou possível porque as duas legendas tinham projetos que se encaixavam: Robinson era pré-candidato do PSD a governador, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), pré-candidata a senadora. A parceria entre as duas legendas e lideranças resultou vitoriosa.
NOVA PARCEIRA
Passado o período eleitoral, entra em cena a repactuação da parceria entre PSD e PT. Desta feita, o objetivo é dividir a responsabilidade de administrar o Estado. “Quero aqui renovar minha alegria pela parceria com o PT. Tenho certeza que essa parceria vai render muitos frutos para o nosso Estado durante o nosso governo. Vamos governar como prometemos nas praças públicas”, afirmou Robinson, ainda durante o encontro de sábado do PT.
O PT tem quadros e irá ocupar espaços no governo Robinson Faria. Não se sabe ainda a dimensão desta participação. Há quem defenda junto ao governador uma parceria mínima com o PT, oferecendo apenas a Secretaria de Educação. Outros, entretanto, sugerem uma maior fatia da administração. Os partidários da primeira tese temem que uma presença maior do PT no governo possa prejudicar politicamente Robinson no futuro, tornando o governo refém. Já quem propaga a segunda tese crer que somente uma parceria forte com o PT será possível tirar o Estado do atoleiro, sobretudo financeiro, em que se encontra, já que a legenda controla os cofres da União.
Por ora, faz-se segredo em torno do espaço e dos cargos que serão dados ao PT. Além disso, o governo Robinson pretende contemplar ainda as demais legendas que participaram do seu palanque, entre as quais, o PC do B, do vice-governador Fábio Dantas, e outras de menor expressão. Nos bastidores, informa-se que o futuro governador deverá anunciar o novo secretariado apenas no dia 22 deste mês, dois dias antes do Natal.
Fátima Bezerra: “A nós do PT interessa em muito o sucesso do governo Robinson”
A senadora eleita Fátima Bezerra (PT) disse que interessa ao PT, em muito, o sucesso do futuro governo Robinson Faria (PSD). Em entrevista ao Jornal de Hoje, antes de participar da abertura do primeiro seminário do programa “RN Sustentável”, a deputada federal falou sobre suas expectativas em relação ao governo a partir de 2015.
“A nós, do PT, nos interessa, em muito, o sucesso do novo governo, que se inicia a partir de janeiro, sob a liderança do governador Robinson Faria. A nós do PT interessa o êxito desse governo porque nos interessa que tenhamos um governo que responda às expectativas, aos anseios e às necessidades do povo norte-rio-grandense. Então, nós estamos ao lado do governador Robinson, empenhados em dar a nossa contribuição para que tenhamos, a partir de janeiro que vem um governo exitoso”, disse Fátima.
Sobre o espaço que o PT terá na gestão do Estado, Fátima disse que ainda não havia definição, mas ressaltou que ainda nesta segunda-feira poderá haver novidades, tendo em vista que há uma reunião agendada para esta tarde do PT com o governador, para discutir o tema. “Nós agora estamos discutindo a participação do PT no governo, o que era esperado e natural. Porque nós somos governo. Mas não tem nada confirmado ainda. Porque ainda não esgotamos a discussão no que diz respeito à participação do PT no primeiro escalão. Nós tivemos a primeira reunião da comissão política com o governador. A segunda reunião será nesta segunda feira, e agora nós estamos na fase de acelerar o calendário. Até porque o governador toma posse no dia primeiro de janeiro e tem que anunciar o secretariado dele”, frisou Fátima. “Agora entra numa fase de celeridade, porque, além do PT, o governador também tem que promover o diálogo com os outros partidos que participaram”.
Fátima evitou confirmar que o PT cuidará da Educação. “Só vou falar enquanto proposta global. O PT tem bons quadros, bons nomes, em várias áreas, que estão à disposição do novo governo a partir do ano que vem. Até pelo protagonismo que o PT exerceu nessas eleições junto com o PSD, o PT tem clareza da responsabilidade que tem nesse momento, de colaborar e ser parceiro forte do novo governo que se inicia a partir do ano que vem, porque nós somos governo. Então temos vários nomes, vários quadros, para colaborar”, frisou.
A senadora eleita ressaltou ainda o reconhecimento do sucesso da parceria do PT com o PSD nas últimas eleições para a vitória de Robinson para o governo e dela para o Senado. “O governador colocou claramente que sem minha candidatura ao Senado, sem a participação do PT, ele não teria conseguido o êxito que se conseguiu, que foi a vitória dele para o governo. O governador reconhece o protagonismo nessas eleições exercido especialmente não só pelo partido dele, que tinha candidato ao governo, mas pelo PT, que tinha a candidatura ao Senado”, observou Fátima Bezerra.
A petista lembrou ainda da participação de outras legendas, como o PC do B, na campanha vitoriosa. “Na verdade, nós temos a participação muito importante do PC do B, partido do vice. Assim como outros que participaram e deram importante contribuição. Mas é inegável que, do ponto de vista do protagonismo político, o PT exerceu um papel muito estratégico nessas eleições, por ter sido o partido do candidato a governador e o partido da candidata à senadora, ambas as candidaturas vitoriosas”.
Alex Viana
Repórter de Política
* Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.