terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Superbactéria é achada na Praia do Flamengo

Reprodução / mochilaotrips.com

Uma superbactéria resistente à maioria dos antibióticos disponíveis foi descoberta nas águas da Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz. A recomendação é que os cariocas e turistas evitem a pesca e o banho de mar no local.

Os micro-organismos produzem uma enzima chamada KPC, que impede que os remédios façam efeito contra eles. Em determinados casos, podem provocar infecção urinária e hospitalar e o contágio pode ocorrer por contato ou pela ingestão de itens contaminados com a bactéria.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, Carlos Felipe Machado, a superbactéria afeta principalmente quem tem a saúde debilitada.

Já para o infectologista Edmilson Migowiski, colunista da Band News FM, a principal possibilidade é a de que a contaminação do Rio Carioca, que desemboca na Praia do Flamengo, tenha ocorrido através de esgoto de hospitais e clínicas da região.

O micro-organismo foi encontrado em três pontos do Rio Carioca: no Largo do Boticário, no Cosme Velho, no Aterro do Flamengo, antes da estação de tratamento de esgoto da Praia do Flamengo; e na foz do rio, que deságua na praia.

Em 2010, a Fio Cruz publicou um artigo científico apontando a presença destas superbactérias no esgoto hospitalar carioca mesmo após o tratamento. No final do ano passado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro comunicou, no Congresso Brasileiro de Microbiologia, que havia identificado a presença destes micro-organismos nas praias do Flamengo e de Botafogo, na Zona Sul.

O Instituto Estadual do Ambiente foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre o caso.


* Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.