quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PF indicia José Dirceu, Vaccari e mais 12 pessoas na Lava Jato

dirceu_lava_370* No Minuto - A Polícia Federal concluiu hoje (1º) dois inquéritos derivados da 17ª fase da operação Lava Jato, denominada Pixuleco. Foram indiciadas 14 pessoas pelos crimes de formação de quadrilha, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Entre os apontados pela PF como autores dos delitos, está o ex-ministro José Dirceu, preso desde 3 de agosto no Paraná. Também consta entre os indiciados João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, outro que está detido em razão de desdobramentos da Lava Jato.
Os relatórios confirmaram, segundo a investigação, que mais de R$ 59 milhões foram pagos em propina. Mas as autoridades estimam que a soma poderá ultrapassar os R$ 84 milhões.
A 17ª fase da operação Lava Jato se concentrou na análise de pagamentos e recebimentos de propina decorrentes de contratos com o poder público. Entre as investigadas, estão a JD Consultoria, de Dirceu, e empreiteiras que prestam serviços à Petrobras. Segundo os apontamentos, a JD teria firmado contratos fictícios com as construtoras para receber recursos oriundos de propina.
Agora, os inquéritos concluídos seguem para análise do Ministério Público Federal, que terá a função de analisar e decidir se faz o oferecimento de denúncia ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. 
Na manhã de segunda-feira, o ex-ministro se recusou a responder os questionamentos dos deputados da CPI da Petrobras. A todos os questionamentos dos parlamentares, Dirceu usou a mesma declaração:
"Seguindo orientação do meu advogado, permanecerei em silêncio", disse por 13 vezes.
Lista de indiciados pela PF nesta terça:
- José Dirceu de Oliveira e Silva
- Luiz Eduardo de Oliveira e Silva
- Roberto Marques
- Julio Cesar dos Santos
- Camila Ramos de Oliveira e Silva
- Milton Pascowitch
- José Adolfo Pascowitch
- Fernando Horneaux de Moura
- Olavo Horneaux de Moura
- Renato Duque
- João Vaccari Neto
- Gerson Almada
- Cristiano Kok
- José Antunes Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.